Bahia 1 x 2 Ceará - Gol aos 48'/2T e bye, bye degola e Cruzeiro!

Triunfo colocou o Ceará na 15ª colocação com 29 pontos, um a mais do que o Cruzeiro que abre a degola

por Agência Futebol Interior

Salvador, BA, 21 (AFI) - O Ceará não só venceu o duelo nordestino ante o Bahia com gol aos 48'/2T, como empurrou o Cruzeiro para a degola e, de quebra, deixou a zona do descenso na Série A do Campeonato Brasileiro. O Vozão superou o Bahia, nesta segunda-feira, por 2 a 1, em Pituaçu, em Salvador, pela 27ª rodada.

O triunfo colocou o Ceará na 15ª colocação com 29 pontos, um a mais do que o Cruzeiro que abre a degola. O Bahia, que poderia pular para o 5º lugar, parou no 8º lugar com 41 pontos, um a menos do que o G6.

PROTESTOS!
A dupla nordestina, nesta segunda-feira, também protestou contra o desastre ambiental que invadiu as praias do Nordeste no início de setembro. Manchas de petróleo poluíram o mar e a areia matando diversos animais. O Bahia jogou com uma camisa "manchada de petróleo". O Tricolor - branco, vermelho e azul - ganhou o preto. Os jogadores do Ceará, enquanto isso, entraram com luvas pretas no campo.

UMA SÓ!
Bahia e Ceará até fizeram um jogo movimentado, mas com apenas um chance boa. Na maioria das vezes, as oportunidades ficaram no "quase", no zagueiro que travou, no atacante que chutou errado, no meia que errou o passe. A única chance dos 45 minutos iniciais surgiu só aos 40 minutos.

Ceará vence Bahia de virada. (Foto: Felipe Oliveira / Bahia)
Ceará vence Bahia de virada. (Foto: Felipe Oliveira / Bahia)

João Lucas, do Ceará, bateu falta fechada, direto para o gol e quase pegou o goleiro baiano de surpresa. Douglas, no entanto, fez grande defesa com as pontas dos dedos e manteve 0 a 0 no placar.

VOZÃO EM CIMA!
O Bahia, no segundo tempo, manteve a dificuldade de criar boas oportunidades. Não que o Ceará tenha dado show, mas foi mais objetivo. Aos 5 minutos, Lima driblou Lucas Fonseca e, cara a cara com Douglas, bateu de bico, mas a bola desviou na defesa e saiu.

Aos 14 minutos, Bergson ajeitou para Pedro Ken que chutou firme para o gol e Douglas fez outra grande defesa. O Bahia acordou aos 22 minutos. Em contra-ataque, Fernandão tocou para Arthur Caíke chutou na saída de Diogo Silva. O goleiro, no entanto, fez boa defesa.

VIRADA ALVINEGRA!
O Ceará voltou a incomodar os donos aos 27 minutos. Ricardinho bateu falta na rede pelo lado de fora. O Bahia, porém, foi certeiro. Aos 30 minutos, Artur aproveitou cruzamento de Marco Antônio e cabeceou para o fundo do barbante. Quatro minutos depois, Douglas evitou o empate com grande defesa na cabeçada de Bergson. Tudo igual em Salvador.

Aos 39 minutos, porém, não deu para Douglas. Leandro Carvalho bateu escanteio na medida certa e Luiz Otávio, de cabeça, deixou tudo igual. Aos 48 minutos, ele voltou a aparecer. Felipe Silva bateu escanteio e Luiz Otávio fez mais um de cabeça para garantir os três pontos aos visitantes.

PRÓXIMOS JOGOS
Bahia e Ceará jogarão no próximo sábado pela 28ª rodada do Brasileirão. O clube baiano receberá o Internacional, às 19 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Ceará, por sua vez, enfrentará o Vasco às 17 horas na Arena Castelão, em Fortaleza.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
27ª rodada
Data
21/10/2019
Horário
19h30
Local
Pituaçu - Salvador (BA)
Árbitro
Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Renda
R$ 282.766,00
Assistentes
Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)

Público
28.830 torcedores
Cartões Amarelos
Bahia-BA: Guerra, Élber
Ceará-CE: Bergson, Cristovam, Felipe Silva

Gols
Bahia-BA: Artur 30' 2T
Ceará-CE: Luiz Otávio 39' 2T, Luiz Otávio 48' 2T
Bahia-BA
Douglas;
Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni;
Gregore, Flávio e Guerra (Marco Antônio);
Artur, Élber (Arthur Caíke) e Gilberto (Fernandão).
Técnico: Roger Machado
Ceará-CE
Diogo Silva;
Cristovam, Luiz Otávio, Tiago Alves (Valdo) e João Lucas;
William Oliveira, Ricardinho, Pedro Ken (Leandro Carvalho), Felipe Baixola e Lima (Mateus Gonçalves);
Bergson.
Técnico: Adilson Batista