Botafogo x Flamengo – Mengão tem clássico pela frente e quer seguir na briga

Do outro lado, o Botafogo, que jogará como mandante no Engenhão, tenta acabar com as chances de rebaixamento

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 09 (AFI) – Após dois empates seguidos nas últimas duas rodadas, o Flamengo tem uma difícil missão para continuar na briga pelo título do Campeonato Brasileiro da Série A. Neste sábado, o Mengão visita o Botafogo, em um clássico no Engenhão, às 19h. Com objetivo diferente, o time mandante tenta acabar com as chances de rebaixamento.

Com 60 pontos ganhos, o Flamengo aparece na terceira colocação – atrás apenas do Palmeiras que tem 66 e do Internacional que tem 61. Para ficar com o título, o time carioca terá que contar com uma sequência de resultados para se sagrar campeão. Já o Botafogo vive um momento diferente. Com apenas 38 pontos, na 13ª colocação, o time alvinegro tenta acabar com as chances de entrar na zona da degola.

Flamengo enfrenta Botafogo focado em seguir na briga pelo título
Flamengo enfrenta Botafogo focado em seguir na briga pelo título

BOTAFOGO REFORÇADO
Depois de ter a volta de Gatito Fernández contra o Corinthians, o Botafogo terá Jefferson disponível no clássico diante do Flamengo. O experiente goleiro se recuperou de lesão e ficará na reserva do paraguaio. "O Jefferson está relacionado para o jogo, e quem vai começar será o Gatito", confirmou o técnico Zé Ricardo nesta sexta-feira. A última partida de Jefferson foi justamente diante do Flamengo, no primeiro turno.

Na ocasião, o goleiro sofreu um trauma no tórax, uma fratura da cartilagem tireoide, um edema nas cordas vocais e ainda perdeu dois dentes após uma dura dividida com Lucas Paquetá. O forte impacto fez com que ele precisasse usar colete cervical por um período.

O retorno do veterano de 35 anos é importante para dar ânimo a um time que já vem embalado pela vitória do fim de semana sobre o Corinthians. Um novo triunfo no clássico seria fundamental para fazer o Botafogo respirar de vez na tabela, mas Zé Ricardo sabe que o favoritismo está do outro lado.

"Falar de favoritismo em clássico é sempre complicado. Pelo momento, poderia dizer que o Flamengo é favorito, mas acredito que temos totais condições com o Botafogo se doando ao máximo em campo, comprometido com a partida e com o apoio da nossa torcida", afirmou.

O treinador ressaltou a importância do apoio em massa das arquibancadas para empurrar a equipe.

"É fundamental para a gente somar pontos amanhã. Uma partida difícil, o Flamengo joga pra cima e tenta vencer dentro ou fora de casa. Uma equipe com muitos recursos e que vive um bom momento. Temos essa dura missão, mas quando começa o jogo são onze contra onze. Mais uma vez eu acho que a torcida precisa nos apoiar bastante como no último jogo para fazermos um jogo com essa vibração".

MENGÃO FOCADO
Neste sábado, o Flamengo fará o clássico contra o Botafogo, às 19 horas, no estádio do Engenhão, no Rio, pela 33.ª rodada. O time vem de dois empates - contra Palmeiras e São Paulo - e não pode errar mais, de acordo com Léo Duarte. "Temos que nos concentrar para aproveitar quando a oportunidade acontecer. Não aproveitamos contra o Palmeiras e o São Paulo", lamentou o zagueiro. O técnico Dorival Júnior poderá contar com força máxima para o clássico.

O Flamengo não terá uma sequência fácil pela frente nesta reta final do Brasileirão. Depois do Botafogo, o time rubro-negro irá enfrentar Santos (em casa), Sport (fora) e Grêmio (em casa). Nas duas últimas rodadas, confrontos contra Cruzeiro, em Belo Horizonte, e Atlético-PR, no Rio de Janeiro.

Apesar das eliminações nas outras competições que disputou, Léo Duarte não considera que a temporada de 2018 foi um fracasso. "Desastrosa não. Chegamos na semi da Copa do Brasil, passamos de fase na Libertadores, que não vinha acontecendo, estamos brigando pelo Brasileiro", ressaltou.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
33ª rodada
Data
10/11/2018
Horário
19h00
Local
Engenhão - Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro
Bráulio da Silva Machado (SC)

Renda
R$ 169.885,00
Assistentes
Kleber Lucio Gil (SC) e Neuza Ines Back (SC)

Público
16.882 pagantes (19.267 total)
Gols
Botafogo-RJ: Erik 18' 1T, Leo Valencia 28' 1T
Flamengo-RJ: Vitinho 3' 2T
Botafogo-RJ
Gatito Fernández;
Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson (Moisés);
Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Leonardo Valencia (Renatinho), Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão) e Erik;
Brenner
Técnico: Zé Ricardo
Flamengo-RJ
César;
Pará (Rodinei), Léo Duarte, Réver e Renê;
Cuéllar (Diego), William Arão, Éverton Ribeiro (Marlos Moreno) e Lucas Paquetá;
Uribe e Vitinho.
Técnico: Dorival Júnior
 
 
" />