Grêmio x Paraná - Tricolor tenta voltar a vencer para se manter tranquilo no G6

Porém não será uma missão fácil, já que o adversário precisa demais dos três pontos para seguir vivo contra o rebaixamento

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 14 (AFI) – Após empatar com o Santos e perder o clássico diante do Internacional, o Grêmio volta a campo nesse sábado de olho na reabilitação para se manter tranquilo no G6 do Campeonato Brasileiro da Série A. Jogando em casa, na Arena Grêmio, o Tricolor Gaúcho recebe o lanterna Paraná, às 16h. Porém não será uma missão fácil, já que o adversário precisa demais dos três pontos para seguir vivo contra o rebaixamento.

Com 41 pontos ganhos, o Grêmio aparece na sexta colocação – sendo o primeiro time dentro da zona de classificação para a Libertadores do ano que vem – com uma vantagem de oito pontos para o Cruzeiro, sétimo colocado, que tem 33. Já o Paraná vive uma situação totalmente diferente na tabela. Com apenas 16 pontos, a equipe paranaense aparece na vigésima e última posição.

Diante do Paraná, Grêmio tenta voltar a vencer para seguir no G6
Diante do Paraná, Grêmio tenta voltar a vencer para seguir no G6

GRÊMIO VAI COM TUDO
Em treino fechado nesta sexta-feira, o técnico Renato Gaúcho preparou o elenco do Grêmio para a partida contra o Paraná. A tendência é que o treinador não utilize o time titular porque na terça-feira a equipe gaúcha vai enfrentar o Atlético Tucumán, na Argentina, pela Copa Libertadores, mas o meia Alisson garante que o foco gremista está primeiro no campeonato nacional.

"Sabemos da importância da Libertadores, mas antes disso vem o Paraná. É um jogo muito complicado aqui dentro do nosso estádio, onde precisamos conseguir uma vitória, até porque estamos vivíssimos na competição. Estamos no bolo da frente. Depois do Paraná, vamos pensar na outra partida", afirmou Alisson em coletiva de imprensa, depois do treino no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.

O elenco gremista está desfalcado dos centroavantes Jael e André, machucados, por isso há uma disputa para o preencher essa vaga no time titular.

"Eu não tive a oportunidade de atuar nessa função. Caso ele precise, estamos aí. O Renato nos ajuda muito, orienta dentro de campo. Temos jogadores de qualidade, que fazem essa função também. O Thonny Anderson vinha jogando assim", citou Alisson.

MUITOS RESERVAS
Provável titular contra o Paraná, em partida que o Grêmio deve escalar uma equipe formada por reservas, o meia está entre os cotados para iniciar o duelo também contra o Tucumán. "No lugar de Jael e André, seja Luan, Marinho, Thonny ou eu, tenho certeza que o Renato vai orientar para que a gente possa se adaptar e ajudar a equipe", comentou.

Para o jogador, mudar a forma de atuar pode ser positivo. "As equipes que vêm enfrentar o Grêmio se preocupam muito em defender. Sabem que somos muito perigosos quando mantemos a posse de bola. O Renato está muito bem preparado para essa situação. Não queríamos perder ninguém por lesão, mas estamos preparados", garantiu Alisson.

PARANÁ QUER VENCER
A pressão em cima dos jogadores do Paraná aumentou ainda mais após a sequência de dez jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. Entrando na reta final do segundo turno, o clube se isolou na lanterna da competição e já aparece com 99% de chances de queda, de acordo com os sites especializados em estatísticas no futebol. Para o zagueiro Renê Santos ainda há esperança do clube conseguir escapar.

“Esse 1% aí que você falou nos dá motivação para trabalhar dia a dia. Não vi nenhum (jogador) falar que já era, que vamos disputar a Série B. Só escuto que a gente tem que se juntar cada vez mais e lutar pelo Paraná”, comentou em entrevista coletiva.

MAICOSUEL VAI JOGAR
Principal contratação para a temporada, o meia Maicosuel ainda dá dores de cabeça para Claudinei Oliveira. O jogador de 32 anos sofre com as frequentes lesões e ainda não está apto para atuar um jogo completo. Com isso ele deve atuar apenas no primeiro tempo, buscando dar mais mobilidade ao meio de campo. Durante os treinos desta semana o jogador foi visto conversando no gramado com o diretor de futebol Rodrigo Pastana.

Maicosuel ainda não tem uma posição definida em campo. Pode começar no lugar de Nadson ou então atuando mais aberto, na vaga de Caio Henrique. Outra mudança pode ser o retorno do volante Leandro Vilela no lugar de Jhonny Lucas.

FORA DO BANCO
O atacante Silvinho e o zagueiro Cleber Reis ainda se recuperam de lesão e nem viajam com o grupo para Porto Alegre. como foi expulso na derrota para o Santos, o técnico Claudinei Oliveira vai cumprir suspensão automática. No banco de reservas vai estar o auxiliar Luciano Gusso.
______________________________________________________________________________________________________

CURIOSIDADES - GREMIO X PARANÁ - OPTA FACTS

* Grêmio e Paraná empataram sem gols quando se enfrentaram em maio pela Série A, em uma partida que teve apenas 14 finalizações (segundo menor número no Brasileirão 2018).


* O Grêmio não marcou em nenhum de seus últimos dois jogos da Série A (vs Santos e Internacional), algo que já havia acontecido com os gaúchos no Brasileirão 2018, em maio (vs Internacional e Paraná).

* O Paraná não venceu nenhum de seus últimos 10 jogos disputados no Brasileirão 2018 (3E 7D); sofreu gols em todos esses jogos, e só conseguiu marcar em três deles.

* O Grêmio é o time que sofre menos finalizações em seu gol por jogo no Brasileirão 2018: uma média de 2,4.

* Silvinho é o único jogador do Paraná que marcou mais de um gol (3) no Brasileirão 2018; além disso, ele é o que mais recebeu faltas em sua equipe (48).

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
25ª rodada
Data
15/09/2018
Horário
16h00
Local
Arena do Grêmio - Porto Alegre (RS)
Árbitro
Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Renda
R$ 481.246,00.
Assistentes
Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza (Ambos MG)

Público
20.198 pessoas (18.440 pagantes).
Cartões Amarelos
Grêmio-RS: Marcelo Oliveira
Paraná-PR: Igor

Gols
Grêmio-RS: Douglas 8' 2T, Juninho Capixaba 18' 2T
Grêmio-RS
Paulo Victor;
Léo Moura, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba;
Matheus Henrique, Kaio, Douglas (Jean Pyerre), Alisson (Marinho) e Pepê (Everton);
Thonny Anderson.
Técnico: Renato Gaúcho
Paraná-PR
Richard;
Júnior, Renê Santos, Rayan e Igor;
Leandro Vilela, Alex Santana, Torito González (Maicosuel), Caio Henrique e Nadson (Felipe Augusto);
Rafael Grampola (Ortigoza).
Técnico: Ademir Fesan (interino)
 
 
" />