Grêmio 2 x 0 Flamengo - Jael brilha e Tricolor embola o Campeonato

Os dois times se enfrentaram pela 17ª rodada três dias depois do primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 04 (AFI) – Em noite de Jael, o Grêmio venceu o Flamengo por 2 a 0 e embolou de vez a briga na ponta do Campeonato Brasileiro. O atacante perdeu pênalti, marcou um gol e ainda viu Marinho completar a vitória dentro da Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Os dois times se enfrentaram pela 17ª rodada três dias depois do primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, em um eletrizante empate por 1 a 1. Desta vez, Renato Gaúcho entrou com reservas – e venceu.

O resultado foi importante para o Grêmio, que encostou na briga pelas primeiras posições, com 30 pontos, e começa a abrir uma ‘gordurinha’ dentro do G4. O Flamengo aguarda os demais resultados da rodada para saber se mantém a liderança da competição. Com 34 pontos, o clube depende que o São Paulo, com 32, não vença o Vasco no domingo, às 16 horas, no Morumbi.

Bancado por Renato Gaúcho, o centroavante Jael fez a diferença. Em um time formado apenas por reservas, à exceção do lateral-esquerdo Cortez, Jael liderou a equipe. Ele perdeu um pênalti na primeira etapa, mas se redimiu pouco tempo depois com um gol de cabeça e deu a assistência para o tento de Marinho, o primeiro do atacante pelo time gaúcho e que selou o triunfo no segundo tempo.

Ao contrário do ataque gremista, a zaga flamenguista teve uma noite infeliz. Formado pelo jovem Thuler e pelo experiente Juan, que não atuava desde maio, a retaguarda do Flamengo cedeu muito espaço ao rival gaúcho, que aproveitou duas chances para definir o jogo.

PRA CIMA

Com o time quase todo titular - apenas Réver, Léo Duarte e Diego foram preservados - o Flamengo ficou muito mais com a bola no primeiro tempo - as estatísticas marcaram 64% ao final da primeira etapa -, mas mostrou que não soube muito o que fazer com ela. Ao contrário do Grêmio, que teve postura bem diferente em relação à partida da Copa do Brasil e foi mais perigoso e eficiente nos primeiros 45 minutos.

O principal personagem foi Jael, para o mal e para o bem. O centroavante foi encarregado de bater o pênalti marcado pelo juiz a favor do Grêmio após a bola de Cortez ser interceptada por Éverton Ribeiro com o braço. Jael cobrou muito mal, fraco, e facilitou a defesa de Diego Alves no canto esquerdo.

No entanto, Jael, que ganhou a vaga de titular desbancando Hernane, se redimiu no final da primeira etapa. O centroavante se antecipou em cruzamento da direita de Leonardo e mandou de cabeça para as redes, abrindo o placar aos 46 minutos. Mesmo com o supercílio machucado e ensanguentado pelo choque de cabeça na jogada, Jael comemorou muito o gol com a torcida.

JOGÃO

Na etapa final, o time considerado reserva do Grêmio manteve o ritmo, afinou o entrosamento e aproveitou a fragilidade da defesa reserva do adversário para selar o resultado logo no começo. Jael recebeu na intermediária e deu lindo passe para Marinho invadir a área e bater de esquerda no canto de Diego Alves, ampliando o placar aos dois minutos. Foi o primeiro gol de Marinho com a camisa gremista em seu sétimo jogo.

Depois disso, o Grêmio teve capacidade para sustentar a vantagem e foi pouco ameaçado. A principal chance do time carioca para diminuir o placar veio já nos últimos minutos, com Uribe, que apareceu livre dentro da pequena área e perdeu um gol inacreditável após cruzamento de Paquetá. O lance foi parecido com o que culminou com o gol de Lincoln que assegurou o empate diante do time gaúcho na última quarta.

PRÓXIMOS JOGOS

Os dois times têm compromissos no meio de semana pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O Grêmio vai à Argentina enfrentar o Estudiantes, na terça-feira, às 21h45. O jogo será em Quilmes. No dia seguinte é a vez do Flamengo receber o Cruzeiro no Maracanã, também às 21h45.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
17ª rodada
Data
04/08/2018
Horário
19h00
Local
Arena do Grêmio - Porto Alegre (RS)
Árbitro
Rafael Traci-PR

Renda
R$ 499.161,00.
Assistentes
Ivan Carlos Bohn-PR e Rafael Trombeta-PR

Público
14.649 pagantes (16.588 total).
Cartões Amarelos
Grêmio-RS: Thaciano, Matheus Henrique, Jailson
Flamengo-RJ: Juan, Renê, Cuéllar, Marlos

Gols
Grêmio-RS: Jael 46' 1T, Marinho 2' 2T
Grêmio-RS
Paulo Victor;
Leonardo, Paulo Miranda, Bressan (Matheus Henrique) e Bruno Cortez;
Jailson, Thaciano, Douglas e Pepê (Thonny Anderson);
Marinho e Jael (Alisson).
Técnico: Renato Gaúcho
Flamengo-RJ
Diego Alves;
Rodinei, Juan, Thuler e Renê;
Cuéllar, Jean Lucas (Geuvânio), Paquetá, Éverton Ribeiro (Lincoln);
Vitinho (Marlos Moreno) e Uribe.
Técnico: Maurício Barbieri
 
 
" />