No Engenhão, Botafogo e Fluminense fazem o 359º Clássico Vovô da história

O Glorioso precisa da vitória para se afastar se distanciar da zona da degola

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 14 (AFI) - Botafogo e Fluminense jogam na noite desta segunda-feira, 14 de maio, às 20 horas, no Engenhão, no Rio de Janeiro, no fechamento da quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

O Glorioso precisa da vitória para se afastar se distanciar da zona da degola. O Alvinegro de General Severiano é o 15º colocado, com cinco pontos, mesmo numero de pontos do Bahia, que abre o Z-4.

O Fluzão, por sua vez, aparece na sétima posição, com sete pontos, empatado em pontos com o Vasco, Cruzeiro, Sport e São Paulo. Vencendo hoje, o Tricolor se iguala em pontos aos líderes Flamengo, Corinthians e Atlético-MG, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro colocados.

Na rodada anterior, as duas equipes jogaram fora de casa. O Fogão perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0,em Belo Horizonte-MG, enquanto que o Tricolor venceu o Vitória por 2 a 1, em Salvador-BA.

Disputado desde 105, o duelo carioca entre as duas equipes, conhecido como Clássico Vovô, já foi realizado em 358 oportunidades, com retrospecto favorável ao time das Laranjeiras. Foram 129 vitórias do Fluminense, contra 120 do time da Estrela Solitária, além de 109 jogos que terminaram empatados. O Tricolor assinalou 555 gols e o Fogão marcou 515.

A contar somente os duelos em campeonato brasileiro, o Clássico Vovô esta empatado, com dezessete vitórias para cada lado e mais dezoito empates.

No ultimo Clássico Vovô, com gols de Pedro, Marcos Júnior e Jadson, Fluminense venceu o Alvinegro por 3 a 0, no Maracanã, pela final da Taça Rio deste ano.