Botafogo x Fluminense - Tricolor tem a chance de encostar nos líderes

O Flu vem embalado pela classificação suada na Copa Sul-Americana diante do Nacional de Potosí-BOL

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 13 (AFI) - Embalado pela classificação heróica na Copa Sul-Americana ao segurar a pressão do Nacional Potosí-BOL na altitude, o Fluminense tem a chance de encostar nos líderes e confirmar o início surpreendente no Campeonato Brasileiro. A missão, porém, não será fácil, já que o Tricolor encara o Botafogo, nesta segunda-feira, às 20 horas, no Estádio Nilton Santos, no complemento da quinta rodada.

O duelo entre os dois times é chamado de "Clássico Vovô", pois se trata da maior rivalidade do futebol brasileiro. O primeiro jogo aconteceu no dia 22 de outubro de 1905. Os números do encontro variam de clube para clube. Na versão botafoguense, são 128 vitórias do Fluminense contra 119 do Bota, além de 106 empates. Já para os tricolores, são 133 vitórias contra 122 dos alvinegros e 115 igualdades.

Invicto há três jogos no Brasileirão, o Fluminense tem sete pontos e se vencer chega aos dez de Flamengo, Corinthians e Atlético-MG. Aí, a definição do líder seria no saldo de gols. Por outro lado, o Botafogo somou cinco pontos até aqui e tem como primeiro objetivo se distanciar da incômoda zona de rebaixamento.

OS TIMES!
O técnico Alberto Valentim "ganhou" duas baixas de última hora para o clássico desta segunda-feira. Titular absoluto, o meia Leo Valencia sentiu um desconforto muscular na coxa e foi vetado pelo departamento médico. O substituto seria Marcos Vinícius, mas ele também está com dores e não vai para o jogo. Assim, as opções são Kieza e Rodrigo Pimpão.

Mas não é só de notícias ruins que vive o torcedor botafoguense. Principal contratação do Botafogo na temporada, Rodrigo Aguirre vai ficar pela primeira vez como opção no banco de reservas. Recuperado de contusão, o lateral-esquerdo Moisés treinou normalmente e também pode entrar no decorrer dos jogos.

Apesar de fora de campo o momento não ser dos melhores - o diretor executivo Marcus Vinícius Freire deixou o cargo ao longo da semana -, o Fluminense vem colhendo bons resultados até aqui. O desgaste dos jogadores no confronto contra o Nacional Potosí, na Bolívia, preocupou a comissão técnica, que decidiu não exigir muito ao longo dos treinamentos.

Sem baixas - a exceção é Marquinhos Calazans, que já estava lesionado -, o técnico Abel Braga vai manter a formação dos últimos jogos. O volante Jadson é o único pendurado com dois cartões amarelos.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
5ª rodada
Data
14/05/2018
Horário
20h00
Local
Nilton Santos - Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro
Raphael Claus (SP)

Renda
Não divulgado
Assistentes
Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

Público
Não divulgado
Cartões Amarelos
Botafogo-RJ: Joel Carli, Renatinho
Fluminense-RJ: Richard, Pedro, Luan Peres

Gols
Botafogo-RJ: Rodrigo Lindoso 24' 1T, Kieza 18' 2T
Fluminense-RJ: Pedro 32' 1T
Botafogo-RJ
Jefferson;
Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson;
Rodrigo Lindoso (Jean), Matheus Fernandes, Renatinho (Gustavo Bochecha) e Luiz Fernando;
Kieza e Brenner (Aguirre).
Técnico: Alberton Valentim.
Fluminense-RJ
Júlio César;
Renato Chaves (Pablo Dyego), Gum e Luan Peres;
Gilberto, Ayrton Lucas (Marlon) Richard (Robinho), Jadson e Sornoza;
Marcos Júnior e Pedro.
Técnico: Abel Braga.
 
 
" />