Vasco 2 x 1 Atlético-MG - Gigante da Colina consegue virada épica com pênalti polêmico

Os jogadores atleticanos reclamaram muito do pênalti assinalado em cima de Rildo aos 52 minutos do segundo tempo

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 15 (AFI) - O Vasco da Gama começou o Campeonato Brasileiro com uma virada épica na tarde deste domingo ao ganhar do Atlético-MG, por 2 a 1, no Estádio São Januário. O time carioca perdia até os 41 minutos do segundo tempo e marcou o segundo gol aos 52.

A arbitragem do goiano André Luiz de Freitas foi bastante criticada pelos jogadores atleticanos, principalmente em relação a marcação do pênalti em cima de Rildo já nos acréscimos. O time carioca divide a liderança com América-MG, Internacional, Santos, Corinthians e Grêmio.

O resultado deve aumentar a pressão em cima de Thiago Larghi, que já havia sido criticado pela torcida atleticana depois do vice-campeonato mineiro no último final de semana ao perder para o Cruzeiro. O pedido é por um treinador mais experiente para a disputa do Brasileirão.

QUE GOLAÇO
Empurrado pela torcida, o Vasco da Gama começou a partida pressionando o Atlético-MG e criou a primeira oportunidade logo aos oito minutos. Wellington arriscou de fora da área e Victor rebateu. Na sequência, Yago Pikachu ficou com a sobra e finalizou na trave. A bola bateu em Victor e Bremer chegou antes de Riascos para afastar o perigo.

O Vasco da Gama conseguiu a virada aos 52 minutos do segundo tempo sobre o Atlético-MG (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)
O Vasco da Gama conseguiu a virada aos 52 minutos do segundo tempo sobre o Atlético-MG (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

No entanto, quem balançou as redes foi o Atlético-MG. Otero recebeu de longe, viu Martin Silva adiantado e bateu forte. A bola acertou o travessão antes de entrar no ângulo. Aos 24, Ricardo Oliveira fez boa jogada individual e na hora de concluir perdeu a bola para Martin Silva. O Vasco sentiu o gol atleticano e não conseguia criar lances de perigo.

Aos 32, Riascos desviou de cabeça e Victor fez grande defesa ao espalmar para escanteio. A resposta do Atlético-MG veio na sequência. Ricardo Oliveira cruzou e Gustavo Blanco bateu no contra pé de MartinSilva. A bola caprichosamente tocou na trave antes de sair. Já nos acréscimos, Cazares arriscou de fora da área e o goleiro vascaíno defendeu. No rebote, Otero mandou pela linha de fundo.

VIRADA ÉPICA
O Vasco da Gama voltou com tudo do intervalo e quase empatou no primeiro minuto. Wagner recebeu cruzamento, dominou no peito e rolou para Henrique. O lateral bateu de primeira e Victor fez grande defesa. Aos dez minutos, o técnico Zé Ricardo colocou o atacante Rildo no lugar do lateral Rafael Galhardo.

Aos 18 minutos, Evander cobrou falta por cima da barreira e a bola foi na rede pelo lado de fora. Alguns torcedores presentes em São Januário chegaram a gritar "gol". O Vasco pressionava o Galo, mas não conseguia furar o bloqueio adversário. A torcida cruzmaltina fazia sua parte nas arquibancadas.

Cazares passou como quis por um adversário e chutou cruzado. Martin Silva mandou para escanteio. De tanto pressionar, o Vasco empatou aos 41 minutos. Wagner aproveitou sobra e bateu no cantinho de Victor, que só olhou. O que parecia impossível aconteceu aos 51. Rildo desceu em velocidade, invadiu a área e caiu após receber um leve toque de Bremer. Yago Pikachu cobrou bem e garantiu a virada.



PRÓXIMOS JOGOS

Os dois times voltam a campo no próximo domingo. O Vasco enfrenta a Chapecoense, às 16 horas, na Arena Condá, em Chapecó. No mesmo horário, o Atlético-MG recebe o Vitória, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
1ª rodada
Data
15/04/2018
Horário
16h00
Local
São Januário - Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro
Andre Luiz de Freitas - GO

Renda
R$ 176.600,00
Assistentes
Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha - GO

Público
6.349 pagantes (7.197 total)
Cartões Amarelos
Vasco da Gama-RJ: Henrique, Evander, Andrés Ríos, Rildo
Atlético-MG: Bremer, Yago, Fábio Santos

Gols
Vasco da Gama-RJ: Wagner 41' 2T, Yago Pikachu 52' 2T
Atlético-MG: Otero 12' 1T
Vasco da Gama-RJ
Martín Silva;
Rafael Galhardo (Rildo), Paulão, Werley e Henrique;
Desábato, Wellington (Thiago Galhardo), Pikachu, Wagner e Evander;
Riascos (Andrés Rios).
Técnico: Zé Ricardo
Atlético-MG
Victor;
Patric, Bremer, Gabriel e Fábio Santos;
Elias, Gustavo Blanco (Yago), Luan, Otero (Erik) e Cazares (Róger Guedes);
Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi