Corinthians x Fluminense - Lá vem o hepta em Itaquera?

Uma vitória nesta quarta-feira garante o título brasileiro antecipado para o time alvinegro

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 14 (AFI) - Depois de ser invadida pelo medo de perder o título do Brasileirão, a torcida do Corinthians viu o time reagir na reta final, com heróis improváveis, e vai lotar Itaquera nesta quarta-feira na esperança de comemorar o hepta. Para isso, precisa vencer o Fluminense, às 21h45, em jogo válido pela 35ª rodada.

Dono de uma campanha histórica no primeiro tuno, o Timão oscilou muito durante a segunda metade da competição, mas se reencontrou antes que o pior acontecesse. Com isso, hoje é o líder isolado, com 68 pontos, dez na frente do segundo colocado Grêmio. Depois dos jogos desta quarta e quinta-feira, vão restar apenas três rodadas e nove pontos em disputa. Por isso, manter a atual diferença para o vice-líder garante o título ao time alvinegro.

Diante do cenário positivo, a CBF chegou a cogitar a possibilidade levar a taça para Itaquera, mas mudou de ideia alegando questões de segurança. Se confirmar a conquista, o Corinthians chega ao sétimo título brasileiro, depois de 2015, 2011, 2005, 1999, 1998 e 1990. Além disso, se torna o maior campeão da era dos pontos corridos, desempatando com São Paulo e Cruzeiro, que têm três títulos cada.

Enquanto o time paulista vive a ansiedade por levantar a taça, o Fluminense tem preocupações mais modestas. A equipe tricolor está na 14ª colocação, com 43 pontos, e ainda não afastou o fantasma do rebaixamento, já que está a sete pontos do Sport, primeiro time dentro Z4, com 36 pontos. No primeiro turno, quando Flu e Corinthians se enfrentaram pela 16ª rodada, a equipe alvinegra venceu por 1 a 0, no Maracanã.

SEM INVENTAR
O Corinthians que pode sair na foto de campeão nesta quarta-feira não deve ser muito diferente do que o técnico Fábio Carille vem utilizando nas últimas rodadas. Em relação ao time que foi a campo contra o Avaí, a principal mudança vai ser o retorno do artilheiro Jô, que fica com a vaga de Kazim, herói da vitória por 1 a 0 sobre o time catarinense.

Corinthians pode conquistar título brasileiro diante do Fluminense. (Foto: Daniel Augusto Jr / Ag Corinthians)
Corinthians pode conquistar título brasileiro diante do Fluminense. (Foto: Daniel Augusto Jr / Ag Corinthians)

"A gente precisa fazer isso e não pode chegar em festa. Sabemos que podemos ganhar, mas o Fluminense não vai dar nada fácil. Todo jogador que está aqui sonhava, desde criança, ganhar um título pelo Corinthians", disse o 'gringo da favela', que pode aparecer no segundo tempo.

Outra alteração vai acontecer por conta da ausência do zagueiro Balbuena, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Foi o paraguaio quem marcou o gol da vitória corintiana sobre o Fluminense no primeiro turno. Sem Balbuena, Pedro Henrique volta a aparecer entre os titulares do Timão. Com Walter lesionado e Cássio na seleção, Caíque França vai ser mantido debaixo da meta alvinegra. Clayson também segue como titular e Jadson no banco.

CADA UM NA SUA
O lateral Léo será uma das novidades do Fluminense na partida desta quarta-feira, contra o Corinthians, em São Paulo. O camisa 15 vai herdar a posição de Marlon, suspenso pelo cartão vermelho recebido contra o Cruzeiro, no último domingo. De volta ao time, o lateral esquerdo vai completar 50 jogos com a camisa Tricolor nesta temporada e afirma que o time não vai ser afetado pela atmosfera de Itaquera.

"A torcida vai lotar o estádio e estamos preparado para isso. Será um jogo muito difícil. Cada time com seus objetivos: um querendo ser campeão e outro se livrar totalmente do risco de rebaixamento. É cada um defendendo o seu, né? Se fossem eles na nossa posição e nós em primeiro, eles não nos deixariam ganhar. Cada um fazendo o seu papel. Vamos pensar apenas no que é melhor para o Fluminense: entrar em campo com vontade de vencer para resolver nossa situação", disse Léo.

Além de Léo, Reginaldo deve aparecer entre os titulares, na vaga de Renato Chaves, que recebeu o terceiro amarelo. Henrique Dourado e Sornoza, que estavam suspensos contra o Cruzeiro, retornam. O elenco Tricolor trabalhou na manhã desta terça-feira na Cidade do Galo, CT do Atlético-MG e embarcou para São Paulo no período da tarde.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
35ª rodada
Data
15/11/2017
Horário
21h45
Local
Arena Corinthians - São Paulo (SP)
Árbitro
Braulio da Silva Machado - SC

Renda
R$ 2.882.688,00.
Assistentes
Kleber Lucio Gil - SC e Neuza Ines Back - SC

Público
45.775 pagantes.
Cartões Amarelos
Corinthians-SP: Gabriel
Fluminense-RJ: Léo, Henrique Dourado, Reginaldo, Lucas

Gols
Corinthians-SP: Jô 1' 2T, Jô 3' 2T, Jadson 39' 2T
Fluminense-RJ: Henrique 1' 1T
Corinthians-SP
Caíque França;
Fagner, Pablo, Pedro Henrique e Guilherme Arana;
Gabriel, Camacho (Jadson), Rodriguinho, Clayson (Maycon) e Romero;
Jô (Danilo).
Técnico: Fábio Carille
Fluminense-RJ
Diego Cavalieri;
Lucas, Reginaldo, Henrique e Léo;
Marlon Freitas (Pedro), Wendel, Gustavo Scarpa, Sornoza (Matheus Alessandro) e Marcos Junior (Peu);
Henrique Dourado.
Técnico: Abel Braga