Flamengo x Fluminense – Pelo G4 ou contra o Z4, só interessa vencer!

Mengão tenta encostar na zona da Libertadores, enquanto Tricolor das Laranjeiras quer se afastar do fantasma do rebaixamento

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – Um dos clássicos mais tradicionais e charmosos do futebol brasileiro, o Fla-Flu desta quinta-feira coloca frente a frente dois times em situações opostas no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Flamengo tenta encostar no G4, o Fluminense quer se afastar da zona do rebaixamento ao término da 27ª rodada. Por isso os dois times entram em campo no Maracanã, às 17 horas, pensando somente em uma coisa: vencer.

O Flamengo soma 39 pontos e é o sétimo colocado. Como o quinto e o sexto colocado garantem vaga apenas para a pré-Libertadores, o Mengão quer se recuperar dos dois tropeços seguidos para se aproximar do G4, e voltar a brigar por um lugar direto na competição internacional.

Por outro lado, o Fluminense vem em queda livre. Sem vencer há cinco jogos, sendo quatro derrotas e um empate, os comandados de Abel Braga despencaram na tabela e agora ocupam o 16º lugar com 31 pontos, apenas um a mais que o Sport, primeiro da zona do rebaixamento. Caso vença, já garante mais uma rodada fora do Z4.

O jogo também serve como uma prévia para a Copa Sul-Americana. Nas quartas de final da competição, os dois times vão se enfrentar nos dias 25 de outubro e 1º de novembro, em dois jogos no Maracanã. Quem se classificar fica ainda mais próximo de uma vaga na Libertadores da próxima temporada.

QUEM JOGA?

O técnico Reinaldo Rueda deve ter problemas para definir o Flamengo que entra em campo nesta quinta-feira. Servindo a seleção peruana, o atacante Paolo Guerrero só volta ao Rio na quinta-feira e está foda do jogo. Assim, a disputa pela posição fica entre Lucas Paquetá e Felipe Vizeu.

Guerrero desfalca o Flamengo no clássico
Guerrero desfalca o Flamengo no clássico

Além de Guerrero, o lateral-esquerdo Trauco, que também defendeu a seleção do Peru no empate por 1 a 1 contra a Colômbia na terça-feira, e o colombiano Cuellar, também devem desfalcar o Mengão. Diego, se recuperando de lesão, também está fora. Assim, Renê deve começar a partida na lateral, enquanto Willian Arão segue como titular no meio de campo.

“Infelizmente teve a lesão do Vizeu, por isso o Paquetá foi para a posição. Assim como outros jogadores passam por essa onda de oscilação física. Queremos ter o elenco completo nessa reta final, na melhor condição. Os jogadores estão a cada dia tendo um melhor rendimento”, afirmou o treinador durante uma coletiva de imprensa.

VOLTAR A VENCER!

Sem triunfar há cinco partidas, o Fluminense só pensa nos três pontos para desencantar e ter mais tranquilidade nas próximas rodadas. Entretanto, o técnico Abel Braga tem desfalques importantes que podem atrapalhar o Tricolor das Laranjeiras nessa dura missão.

Abel Braga tenta dar a volta por cima com o Fluminense
Abel Braga tenta dar a volta por cima com o Fluminense

O zagueiro Henrique, que ainda se recupera de uma lesão na coxa, não tem condições de jogar e nem foi relacionado para o confronto. Além dele, o volante Orejuela, que defendeu a seleção do Equador na última terça-feira pelas Eliminatórias Sul-Americanas, também deve ficar fora da partida. O treinador fez mistério e não revelou o time que vai a campo.

“É complicado para os dois (o clássico). O Flamengo não entrará no G6 por causa desse jogo. Assim como o Fluminense não ficará no rebaixamento por causa do clássico. Faltam doze jogos. Agora, não resta dúvida que precisamos sair o mais rápido possível desse momento”, afirmou o treinador.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
27ª rodada
Data
12/10/2017
Horário
17h00
Local
Maracanã - Rio de Janeiro ()
Árbitro
Luiz Flavio de Oliveira - SP

Renda
R$ 1.240.835,00
Assistentes
Danilo Ricardo Simon e Miguel Cataneo Ribeiro - SP

Público
32.747 pagantes (38.629 total)
Cartões Amarelos
Flamengo-RJ: Berrío, Lucas Paquetá
Fluminense-RJ: Marcos Junior, Reginaldo

Gols
Flamengo-RJ: Réver 23' 2T
Fluminense-RJ: Pará 7' 2T (contra)
Flamengo-RJ
Diego Alves;
Rodinei (Guerrero), Réver, Juan e Pará;
Rômulo (Willian Arão), Márcio Araújo (Trauco) e Everton Ribeiro;
Berrío, Lucas Paquetá e Everton
Técnico: Reinaldo Rueda
Fluminense-RJ
Diego Cavalieri;
Lucas, Reginaldo, Gum (Nogueira) e Marlon;
Richard, Douglas, Sornoza e Gustavo Scarpa (Peu);
Marcos Júnior (Romarinho) e Henrique Dourado
Técnico: Abel Braga