Grêmio 1 x 0 Vasco da Gama – Noite de vaias e Libertadores mais perto

Além de acabar com um jejum de seis jogos sem marcar, o clube gaúcho alcançou a marca de 57 pontos

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 12 (AFI) – O Grêmio mostrou mais uma vez que está disposto a jogar a Libertadores de 2014. Jogando diante de sua torcida, o time comandado pelo técnico Renato Gaúcho conseguiu superar as vaias e derrotou o Vasco por 1 a 0, na Arena do Grêmio, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Rhodolfo, de cabeça, aos seis minutos da etapa final.

Além de acabar com um jejum de seis jogos sem marcar, o clube gaúcho alcançou a marca de 57 pontos, ficando na terceira colocação. Enquanto que o Vasco, primeiro time no Z4, continuou com os mesmos 37 pontos e ainda corre o risco de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro do ano que vem.

Renato Gaúcho teve que comandar seu time do banco de reservas debaixo de muitas vaias. Após o final do primeiro tempo, a turma do “amendoim”, que não estavam gostando do resultado vaiaram os jogadores na descida dos vestiários. Já aos 13 minutos da etapa final, a torcida mais uma vez chiou depois que o treinador colocou Maxi Rodríguez no lugar de Zé Roberto.

Vais e pontaria fraca
Jogando diante de sua torcida, o Grêmio começou a partida partindo pra cima do seu adversário. Aos quatro minutos, Pará cobrou falta, o goleiro Alessandro falhou e Barcos quase abriu o marcador na Arena do Grêmio. Um minuto depois foi a vez de Dida falhar. O goleiro não conseguiu fazer a defesa e Marlone perdeu a chance de colocar o Vasco na frente.

Depois disso, o jogo começou a ficar mais equilibrado. Aos 14 minutos, o Grêmio teve outra falta perigosa. Zé Roberto cobrou e por sorte de Alessandro, a bola saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, Marlone arriscou de fora da área e Dida teve que se esticar para evitar o gol dos cariocas. Barcos, aos 21 minutos, chutou, mas sem ângulo, a bola não foi em direção ao gol do Vasco.

No contra-ataque, o atacante vascaíno Edmílson, perdeu a chance de marcar o primeiro gol da partida. O duelo continuava equilibrado, porém, nenhum dos dois times conseguiam finalizar com perfeição. Aos 37, Pedro Ken tabelou com Fagner, o volante chutou forte e Dida evitou o gol vascaíno. Faltando três minutos, Alex Telles cobrou falta, mas a bola acabou desviando na barreira do Vasco. Esta foi o último lance do primeiro tempo, onde o Grêmio mais uma vez, foi vaiado por seus torcedores.

Mais vaias e três pontos
Ao contrário do primeiro tempo, quem começou pressionando o adversário foi o Vasco, mas Fagner não conseguiu dominar a bola e a jogada acabou com em nada. E parece que as vaias dos torcedores, deram resultado e aos seis minutos, mo Grêmio abriu o marcador. Depois do escanteio, o zagueiro Rhodolfo subiu mais que a zaga do Vasco e abriu o marcador na Arena do Grêmio.

O zagueiro do time gaúcho acabou com um jejum de seis jogos do Grêmio. Contando com a Copa do Brasil, o Tricolor não balançava as redes adversárias há 653 minutos. E isso deu ânimo aos mandantes, que partiram de vez para tentar ampliar o marcador.

Mesmo vencendo a partida, mais uma vez, a torcida local resolveu pegar no pé do técnico Renato Gaúcho. Depois que o treinador resolver sacar Zé Roberto e colocar Maxi Rodríguez, alguns torcedores começaram a gritar: “burro”, aplaudindo quem estava saindo. Aos 18 minutos, depois de uma cobrança de falta de Alex Telles, Rhodolfo, de carrinho, quase ampliou o marcador para os donos da casa.

O Vasco chegou com perigo aos 27 minutos, quando Pedro Ken fez uma boa jogada pela direita, mas na hora da finalização, para a sorte do goleiro Dida, a bola subiu e foi para fora. O Grêmio continuava tentando o segundo gol. No final da partida, Maxi Rodríguez ainda teve a chance de fazer mais um para os donos da casa, mas aos 48 minutos, o árbitro Francisco Carlos do Nascimento apitou o final do jogo.

Próximos jogos
O Vasco volta a campo no próximo domingo, onde vai enfrentar o Corinthians, às 17 horas, no Pacaembu, em São Paulo. Já o Grêmio recebe o Flamengo, no mesmo dia, mas às 19h30, novamente na Arena do Grêmio.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
34ª rodada
Data
13/11/2013
Horário
19h30
Local
Arena do Grêmio, em - Porto Alegre (RS). (RS)
Árbitro
Francisco Carlos do Nascimento (AL).

Renda
R$ 304.016,00
Assistentes
Pedro J Santos de Araujo (AL) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL).

Público
10.863 pagantes (14.840 total)
Grêmio-RS
Dida;
Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles;
Souza, Riveros, Ramiro e Zé Roberto (Maxi Rodríguez);
Kleber (Elano) e Barcos (Werley).
Técnico: Renato Gaúcho.
Vasco da Gama-RJ
Alessandro;
Renato Silva, Cris e Jomar (Willie);
Fagner, Guiñazu (Sandro Silva), Abuda, Pedro Ken e Wendel;
Marlone e Edmílson (André).
Técnico: Adílson Batista.