São Paulo x Botafogo - Tricolor busca trinca para o "novo" Brasileirão

O técnico Ney Franco exige um desempenho quase perfeito no returno

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 29 (AFI) - O técnico Ney Franco projetou uma campanha quase perfeita do São Paulo no returno do Campeonato Brasileiro e o primeiro passo pode ser dado nesta quinta-feira, quando o Tricolor recebe o Botafogo, às 21 horas, no Estádio do Morumbi, pela 20ª rodada. Apesar de sonhar com o título, o primeiro objetivo do time paulista é uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

Para estrear com o pé direito no returno, o São Paulo também espera conquistar pela primeira vez a trinca no Brasileirão, coisa que ele ainda não conseguiu nesta temporada. Embalado por duas vitórias seguidas - sobre Ponte Preta e Corinthians -, o Tricolor tem 31 pontos, próximo ao G4.

Já o Bota espera dar um fim no jejum de dois jogos sem vitórias - um empate e uma derrota - e também quer acabar com os altos e baixos que marcaram sua campanha no primeiro turno. Pressionado pela torcida, o técnico Oswaldo de Oliveira sabe que um tropeço no Morumbi manterá o time carioca ainda mais distante da zona de classificação para a Libertadores. Hoje, o Fogão vem na zona intermediária, com 28 pontos.

Fazendo as contas
O técnico Ney Franco já iniciou as contas para o São Paulo brigar pelo título, mas para isso acontecer o time precisará ter o mesmo desempenho que o Atlético-MG teve no primeiro turno. Caso o título não seja alcançado, o pensamento do Tricolor será na Copa Libertadores, visando terminar no máximo na terceira colocação.

"Finalizamos com 31 pontos o primeiro turno, que é um índice baixo para quem quer ser campeão. Temos de fazer 43, 46 para buscar o título. Saindo do título, buscar a Libertadores. Depois buscar o terceiro lugar, já que se um brasileiro levar a Sul-Americana vira G3", comentou Ney Franco.

Para esse duelo, o treinador conta com a volta do lateral-esquerdo Bruno Cortez, que ficou de fora da última rodada por estar cumprindo suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. No treinamento desta quarta-feira, o goleiro Rogério Ceni deixou o campo mais cedo sentindo dores na coxa e passou a ser dúvida, mas teve sua presença confirmada por Ney Franco. A novidade entre os relacionados fica para o volante Wellington, que passou por uma cirurgia no joelho no início do ano.

Treinador com moral
Se boa parte da torcida do Botafogo vem pedindo a saída de Oswaldo de Oliveira, o presidente Maurício Assumpção já avisou que conta com o trabalho do treinador até o final do ano e por isso não dará ouvido as críticas que estão vindo das arquibancadas.

"Se ficarmos prestando atenção na torcida, neste momento, nós não faremos o nosso trabalho. O Swaldo tem contrato com o Botafogo até o final do ano e a nossa intenção é que ele continue fazendo o trabalho dele e possa estar atingindo as metas traçadas pela diretoria até o final do Campeonato Brasileiro", afirmou o mandatário.

Sem poder contar com o lateral-direito Lucas e o meia Andrezinho, que estão vetados pelo departamento médico, Oswaldo de Oliveira optou por dar oportunidades para Lennon e Cidinho, que estão confirmandos entre os titulares. O primeiro entra na lateral-direita, enquanto o atacante irá fazer dupla ofensiva com Elkeson.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
20ª rodada
Data
30/08/2012
Horário
21h00
Local
Estádio do Morumbi - , em São Paulo (SP)
Árbitro
Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Renda
R$ 321.238,00.
Assistentes
Carlos Berkenbrock (SC) e Fábio Ferreira (TO)

Público
15.244 pagantes.
São Paulo-SP
Rogério Ceni;
Douglas, Rhodolfo, Rafael Tolói e Bruno Cortez;
Paulo Assunção (Osvaldo), Denilson, Maicon (Wellington) e Jadson;
Lucas e Luis Fabiano (Cícero).
Técnico: Ney Franco.
Botafogo-RJ
Jefferson;
Lennon (Gabriel), Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo;
Amaral, Renato, Lodeiro e Seedorf (Jeferson Paulista);
Cidinho (Willian) e Elkeson.
Técnico: Owaldo de Oliveira.