Rivais paulistas garantem plantio de 41 mil árvores em 2011

A cada partida de um dos dois clubes, cem mudas são plantadas

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 06 (AFI) - O Sport Club Corinthians Paulista conquistou dois títulos no último fim de semana. Levantou pela quinta vez a taça do Campeonato Brasileiro e também o troféu de Campeão do Meio Ambiente. O time alvinegro participa do projeto Jogando pelo Meio Ambiente e, com a conquista do Brasileirão, garantiu um plantio extra de três mil árvores.

O Corinthians é um dos clubes participantes do projeto de educação socio-ambiental idealizado pelo Banco Cruzeiro do Sul, do qual também participa a Sociedade Esportiva Palmeiras. A ação Campeão do Meio Ambiente é uma das novidades do projeto, que nasceu em 2010 com o clube do Parque São Jorge e ganhou a adesão do time alviverde em 2011. Corinthians e Palmeiras garantiram o plantio de 41 mil árvores em 2011, uma marca histórica.

A mecânica do projeto é simples: a cada partida de um dos dois clubes, cem mudas são plantadas. Os artilheiros também têm papel fundamental no projeto, já que cada gol equivale a mais cem árvores. Jogo sem sofrer gols também vale cem árvores e pênalti defendido, duzentas. O plantio extra acontece em homenagem ao campeão brasileiro.

O Palmeiras se manteve na frente da disputa pelo plantio em boa parte do ano, mas o título brasileiro também marcou a virada corintiana no placar das árvores. A contagem final do plantio registra 19,3 mil árvores para o Palmeiras e 21,7 mil para o Corinthians. Ao todo, serão plantadas quase 80% mais árvores que em 2010, que no total registrou o plantio de 23 mil mudas apenas com a participação do Corinthians.

O Jogando pelo Meio Ambiente tem como objetivo promover a responsabilidade socioambiental por meio do futebol. Lançado em 2010 pelo Banco Cruzeiro do Sul, tem como parceiros o Sport Club Corinthians Paulista, a Sociedade Esportiva Palmeiras, a agência Nova Estratégia e o Instituto Ecoar.


O Instituto Ecoar é responsável pelo plantio e pela manutenção das árvores. Todos os resultados e novidades do projeto podem ser visualizados no site www.jogandopelomeioambiente.com.br, pelo twitter @jogandoPMA e pela Fan Page no Facebook www.facebook.com/paginajpma, onde os torcedores encontram um espaço de interação do projeto com os jogadores.


Banco Cruzeiro do Sul

O Banco Cruzeiro do Sul é um banco múltiplo privado que opera principalmente no mercado de crédito pessoal com desconto em folha de pagamento para funcionários públicos e pensionistas do INSS. Atua também no segmento de crédito para empresas de pequeno e médio porte (middle market), oferecendo crédito de curto prazo, usualmente atrelado a recebíveis.

Palmeiras

No dia 26 de agosto de 1914 nascia o Palestra Itália. Esta caminhada, do Palestra ao Palmeiras de hoje, foi feita em meio a muitas dificuldades, lutas e coragem. Alguns capítulos: a conquista do campeonato organizado pela FIFA em 1951, no Rio, quando o Palmeiras se consagra campeão mundial de futebol. Mais de um milhão de pessoas festejam o título nas ruas de São Paulo. A nação estava redimida do fracasso da Copa. Jamais um time de futebol reuniu em sua volta tantos torcedores de tantas cores: alviverdes, alvinegros, alvirrubros e tricolores. História que ainda reserva fatos dramáticos, como o emblemático ano de 1942, quando uma lei obrigou o clube a mudar de nome; o advento das duas Academias de Futebol nos anos 60 e 70; a grandeza de Ademir da Guia, um dos maiores jogadores de todos os tempos; e a Libertadores, em 1999. Por tudo isso, o Palmeiras é muito mais. Ser palmeirense é fazer parte de uma linda história de amor e paixão.

Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 1º de setembro de 1910 e desde então passou a figurar entre as principais equipes de futebol nos cenários nacional e internacional. Suas conquistas incluem títulos estaduais, nacionais e o primeiro mundial de clubes organizado pela FIFA. Grandes nomes do futebol passaram pelo Corinthians, como Luizinho, Cláudio, Baltazar, Gilmar, Rivelino, Sócrates, Biro-Biro, Casagrande, Neto, Marcelinho Carioca, Dida, Ronaldo e Tevez, entre outros, que são lembrados até hoje e tidos com muito carinho pela Fiel Torcida.
Sobre a Nova Estratégia

Novaestrategia

A Nova Estratégia é um agencia de marketing que cria projetos que abraçam uma causa, como o combate ao aquecimento global. Com foco no planejamento de ações inovadoras como o Projeto Jogando pelo Meio Ambiente, a agência nasceu da experiência de seus sócios em diversos projetos de comunicação e marketing. André Gomes e Luiz Flávio Guimarães desenvolveram estratégias de comunicação para governos e empresas privadas com interesse na responsabilidade ambiental. O trabalho da agência também está presente em outros projetos ligados ao meio ambiente, como a concepção e a estruturação da Fundação Amazonas Sustentável junto ao Governo do Amazonas e a criação do projeto Descobrindo o Meio Ambiente, série de quatro livros paradidáticos sobre educação ambiental destinada a crianças da 1ª à 4ª séries do ensino fundamental de todas as escolas públicas estaduais de São Paulo.
Sobre o Instituto Ecoar

ecoar

Atuante há 18 anos em questões ambientais relacionadas ao aquecimento global, a entidade desenvolve uma série de programas de educação ambiental para sustentabilidade, projetos de florestas, recursos hídricos e desenvolvimento de locais sustentáveis. Fundado por um grupo de ambientalistas e pesquisadores após a ECO-92 e o Fórum Global, o Ecoar atua em todo o território nacional, sendo responsável pela implementação de mais de 70 projetos socioambientais e pela promoção de centenas de cursos e oficinas.