Avaí 3 x 2 Botafogo - Vitória para marcar a reação no Brasileiro!

Com o triunfo, Leão deixa a vice-lanterna e sobe na classificação

por Agência Futebol Interior

Florianópolis, SC, 22 (AFI) - O Avaí conseguiu uma importante vitória na sua briga contra o rebaixamento. Na noite deste sábado, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 31ª rodada do Brasileirão, venceu o Botafogo, por 3 a 2, de virada e fez a festa com seus torcedores. O destaque da partida foi o goleiro Felipe, que fez defesas importantes e segurou Loco Abreu e seu ímpeto marcador.

Com o resultado, o Avaí chegou aos 29 pontos, na 18ª colocação, deixando a vice-lanterna do Brasileirão para o Atlético-PR que ainda joga neste domingo. O Botafogo, por sua vez, segue na luta pelo título. Ainda, com 52 pontos, na terceira colocação. Com mais um tropeço, acumula a segunda derrota seguida.

Jogão!
Na obrigação da vitória, o Avaí partiu para cima do Botafogo no início da partida, concentrando as iniciativas pelo meio com Lincoln, porém um pouco atrapalhado. E com um pouco mais de qualidade, o Botafogo abriu o placar aos 12 minutos com Loco Abreu, aproveitando o bate-rebate na área depois de uma cobrança de escanteio.

O Avaí não se abateu e três minutos depois empatou com Robinho. Ele recebeu cruzamento de Fernandinho, dominou e chutou forte, de canhota, a bola que bateu no travessão e entrou. Mas o melhor aconteceu aos 17. Em uma pintura de jogada, o meia Cleverson recebeu cruzamento da direita de Júnior Urso na medida. Ele dominou no peito e, de bicicleta, fez a virada para o delírio dos torcedores avaianos, entre eles o tricampeão de Roland Garros, o tenista Gustavo Kuerten.

A partir da virada, o jogo ficou dinâmico. Um pouco assustado pelo ímpeto do Avaí, o Botafogo foi vagarosamente adquirindo confiança. O time carioca quase empatou aos 37 minutos, quando Herrera recebeu uma ajeitada de Loco Abreu e chutou à queima-roupa a bola que explodiu em defesa milagrosa do goleiro Felipe.

Emoções até o fim!
O Botafogo iniciou o segundo tempo impondo pressão com a entrada providencial do meia Elkeson, principal articular de jogadas pelo meio. Com os meias Lincoln e Cleverson e o atacante Robinho apagados, o Avaí cedeu a pressão e permitiu o empate aos 17 minutos com a participação de Loco Abreu. Abrindo mão da individualidade, ele serviu para o meia Renato vencer o goleiro Felipe.

A partir do empate, o jogo ficou aberto. Na corrida pelo gol da vitória, o Botafogo foi mais persistente com 15 finalizações contra oito do Avaí até 35 minutos do período. Criou inúmeras chances e nas mais objetivas esbarrou nas defesas providenciais do inspirado goleiro Felipe.

Mas, aos 41 minutos, veio o alento avaiano à corrida contra o rebaixamento. Foi quando o atacante Robert aproveitou rebote do goleiro Jefferson do chute de Lincoln para garantir a vitória avaiana. Mesmo com o triunfo, o Avaí permanece na zona de rebaixamento e tem mais sete jogos para evitar a degola. O time volta a jogar no próximo domingo contra o Corinthians, em São Paulo. No sábado, o Botafogo recebe o Cruzeiro, no Engenhão.