Brasileirão: Cruzeiro e Flu duelam por ponta; Corinthians quer reação

Timão quer acabar com um incômodo jejum de quatro partidas sem vencer

por Agência Estado

Campinas, SP, 10 (AFI) - Com os resultados do meio de semana, a 29.ª rodada do Campeonato Brasileiro tem, entre as suas sete partidas programadas para este domingo, nada menos que o confronto entre o líder e o vice-líder da competição. Com sua vitória fora de casa contra o Goiás, o Cruzeiro ultrapassou o Corinthians (51 a 49 pontos), assumiu a segunda colocação e agora tem a chance de tomar a primeira posição do Fluminense (52) no caso de um triunfo no duelo entre ambos, marcado para Uberlândia (MG).

O time carioca busca uma recuperação e uma regularidade perdida neste segundo turno do Brasileirão. Depois de vencer Atlético Mineiro, Vitória e Avaí, de forma consecutiva, o Fluminense empatou com o lanterna Prudente e perdeu em casa para o Santos, que quase lhe custaram a liderança na rodada passada. A sorte foi que o Corinthians também foi derrotado no meio de semana.

Com um jogo a menos e na cola dos rivais está o time paulista, que quer acabar com um incômodo jejum de quatro partidas sem vencer - empates em casa contra Botafogo e Ceará e derrotas como visitante para Internacional e Atlético Mineiro. Neste domingo, o Corinthians quer aproveitar o fato de jogar no Pacaembu, onde ganhou por 11 vezes em 13 jogos, para derrotar o Atlético Goianiense, uma das equipes que está na zona de rebaixamento.

Também com o pensamento voltado ao título, só que mais interessados mesmo na conquista de uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América, Botafogo e Palmeiras fazem um duelo cheio de alternativas e polêmicas no Engenhão. Na última vez em que esteve no estádio - vitória sobre o Flamengo, no último dia 25, os palmeirenses foram acusados pelos botafoguenses de terem deixado o vestiário totalmente imundo, sem condições de uso.

Já garantido na principal competição continental de clubes, o Internacional tenta a recuperação para seguir na luta pela conquista do Brasileirão. Após ser derrotado pelo Ceará, fora de casa, o clube gaúcho recebe o Atlético Mineiro, que busca surpreender o rival, em pleno Beira-Rio, para finalmente deixar a zona de rebaixamento depois de mais de dois meses.

Outros Jogos

As demais três partidas da rodada envolvem times que estão na parte de baixo da tabela de classificação. Em Florianópolis, o Avaí enfrenta um motivado Flamengo, agora sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, correndo o sério risco de terminar o fim de semana entre os quatro últimos colocados.

Quem quer tentar melhorar um pouco a sua situação para sair da zona da degola é o Goiás. Em casa, o clube goiano recebe o Vitória, outro time em má fase que trocou de treinador (Antônio Lopes fará a estreia) e está muito perto da área de risco.

Por fim, Ceará e Guarani duelam em Fortaleza. Ambos estão um pouco mais distantes do bloco do desespero e não querem ver os rivais de baixo se aproximarem. Além disso, sonham com uma vaga na Copa Sul-Americana de 2011.

Confira os jogos deste domingo pela 29.ª rodada do Brasileirão:

16 horas
Cruzeiro x Fluminense - Parque do Sabiá
Corinthians x Atlético-GO - Pacaembu
Botafogo x Palmeiras - Engenhão
Avaí x Flamengo - Ressacada
Goiás x Vitória - Serra Dourada

18h30
Internacional x Atlético-MG - Beira-Rio
Ceará x Guarani - Castelão

Confira a classificação!