Corinthians 0 x 1 Grêmio - Sem pontaria, Corinthians perde a 1ª no Pacaembu

Vitória foi a primeira dos gaúchos fora de casa

por Agência Futebol Interior

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

São Paulo, SP, 11 (AFI) - Demorou, mas a invencibilidade do Corinthians finalmente caiu no Pacaembu. O time estava 100% como mandante, mas perdeu muitos gols e por consequência o jogo para o Grêmio, por 1 a 0, na noite deste sábado. A partida foi válida pela 21ª rodada do Brasileirão e marcou o retorno de Douglas ao estádio. Diga-se de passagem, em grande estilo. A Rádio Futebol Interior - Rádio FI - transmitiu este grande jogo ao vivo, com Luciano Luiz e equipe.

O jogador marcou o único gol da partida, que deu mais fôlego para o Grêmio na competição. Com o resultado, os gaúchos chegaram aos 26 pontos, no décimo lugar. Além disso, a equipe de Porto Alegre chegou ao seu primeiro triunfo fora de casa no Brasileirão. O Timão ficou com 38 pontos, na segunda posição. A equipe inclusive perdeu a chance de se igualar ao Fluminense no topo da tabela, já que o time carioca perdeu por 2 a 1 para o Atlético-GO.

Timão melhor...
Exercendo seu mando de campo e tentando se manter invencível no Pacaembu, o Corinthians tomou a iniciativa do jogo, que começou morno. Demorou um pouco para o jogo ganhar vida na noite deste sábado, mas a partir daí, foi só emoção. A primeira oportunidade do Corinthians veio aos 21 minutos, quando Elias recebeu passe de Jucilei e bateu forte, para uma grande defesa de Victor.

Os gaúchos responderam aos 28 minutos, quando o lateral Gabriel aproveitou sobra de bola fora da área e acertou um petardo. Atento no lance, Julio Cesar fez uma brilhante defesa.

Que golaço!
O Timão continuava se lançando ao ataque, mas vez ou outra, deixava sua defesa desguarnecida. O meia Douglas, ex-jogador do próprio time paulista, aproveitou a brecha para dar o ar da graça no Pacaembu. Em jogada individual, o atleta se livrou da marcação de Paulo André e bateu firme no ângulo direito do goleiro corintiano, marcando um golaço no Pacaembu, com 34 minutos.

O meia Bruno César era o jogador que mais tentava pelo time do Pq. São Jorge, e quase empatou o jogo aos 38 minutos. Ele bateu falta com muito perigo, rente à trave de Victor. O jogo era lá e cá. Com 44 minutos, Gabriel enfiou grande bola para Borges. Julio Cesar saiu nos pés do ex-atacante do São Paulo e conseguiu evitar o segundo gol do Grêmio.

Antes do final do primeiro tempo, Bruno César soltou uma bomba de fora da área, triscando a trave esquerda do gol gremista, aos 46 minutos. Instantes depois, o árbitro decretou o final de uma boa etapa inicial em São Paulo.

Que sufoco!
Perdendo sua invencibilidade no Pacaembu, o Corinthians voltou mais ofensivo no segundo tempo. Adilson Batista promoveu a entrada de Danilo no time, visando melhorar o setor de meio-campo. Além disso, a equipe adiantou a marcação, partindo para o abafa. Deu certo, e a primeira chance de gol na segunda etapa veio logo aos oito minutos. No lance, Danilo bateu cruzado da direita e Victor teve que se esticar todo para praticar a defesa.

Aos doze minutos, o Timão foi finalmente recompensado pela pressão e conseguiu um pênalti, com Bruno César. O meia recebeu dentro da área e foi deslocado por Vilson, que acabou expulso no lance. Na batida, Iarley bateu nas mãos de Victor. O mesmo Iarley teria outra chance para marcar após receber passe com o gol aberto, aos 14. O atacante, porém, conseguiu perder o tento, chutando em cima de Rafael Marques, que fez o corte. Que fase.

Apesar da incompetência de seu atacante em botar a bola na rede, o Timão não desanimou e seguiu atacando o Grêmio. Com 22 minutos, Jorge Henrique cruzou e Bruno César pegou de primeira, errando o alvo por pouco. Cinco minutos depois, Defederico invadiu a área pela direita e bateu forte, acertando a rede pelo lado de fora.

O Timão seguiu batalhando, enquanto que o Grêmio mostrava a força do futebol gaúcho e se defendia muito bem no Pacaembu. Aos 35, Iarley perdeu outro gol feito. Ele recebeu passe açucarado e testou para fora com a meta aberta. Desse jeito, ficava difícil. A bola não entrou até o final da partida, e o Corinthians perdeu sua invencibilidade no Pacaembu.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, pela 22ª rodada do Brasileirão. O Grêmio recebe o Palmeiras, às 19h30, no Olímpico. O Corinthians visita o Fluminense, às 22 horas, no Engenhão.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 0 x 1 Grêmio

Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo-SP
Público: 29.533 pagantes
Renda: R$ 966.465,00
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento-AL
Auxiliares: Pedro Jorge Santos de Araujo-AL e Guilherme Dias Camilo-MG
Cartões amarelos: Boquita (Corinthians); Victor, Rafael Marques, Ferdinando, Vilson e Borges (Grêmio)
Cartão vermelho: Vilson (Grêmio)
Gol: Douglas, aos 34'/1T (Grêmio)

Corinthians
Julio Cesar; Moacir (Danilo), Paulo André, William (Defederico) e Leandro Castán; Ralf (Boquita), Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley.
Técnico: Adilson Batista.

Grêmio
Victor; Gabriel, Rafael Marques, Vilson e Fábio Santos; Ferdinando, Adílson, Douglas (Paulão) e Souza; Borges (Lúcio) e Jonas (Roberson).
Técnico: Renato Gaúcho.