Internacional x Grêmio - Gre-Nal apimentado e com cabeça de técnico a prêmio

Com a cabeça na Libertadores, Inter estuda colocar time misto em campo

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 31 (AFI) - Neste domingo, Internacional e Grêmio fazem um dos duelos mais aguardados pelo torcedor que gosta de futebol. O clássico Gre-Nal de número 382 na história acontece às 16 horas, no Beira-Rio, sendo válido pela 12ª rodada do Brasileirão, e tem vários ingredientes que o tornam ainda mais atrativo. Um deles é a possível queda do técnico Silas, no Grêmio.

O Tricolor Gaúcho não vem bem na competição, já que se encontra na zona de rebaixamento. O time soma 11 pontos, na 18º colocação, enquanto que o rival Inter se encontra no G4, com 19 pontos conquistados, no quarto lugar.

Apimentado
A troca de farpas foi uma constante ao longo da semana que antecedeu este clássico. Tudo começou quando o assessor de futebol do Grêmio, Luiz Onofre Meira, provocou o técnico Celso Roth, do Inter. Meira disse esperar a manutenção do rendimento de Roth como técnico em Gre-Nais. Nos últimos três que disputou, perdeu os três, e estava justamente no comando do Grêmio.

Irritado, o assessor do departamento de futebol do Inter, Roberto Siegmann, rebateu as declarações. "Quero que quem disse isso é que siga sua tradição. De três Gre-Nais ganhou um", afirmou, falando sobre o "reinado" de Meira no Grêmio.

Pensando na Libertadores
Com o foco na semifinal da Copa Libertadores (nesta quarta-feira diante do São Paulo), o Internacional deve escalar uma equipe reserva no Gre-Nal. A confirmação foi do próprio Celso Roth, que não quer arriscar perder nenhum jogador para o duelo decisivo pela competição intercontinental.

O volante Tinga e o atacante Taison são desfalques certos. Ambos se recuperam de lesão e esperam poder defender o Colorado diante do São Paulo. O treinador do Inter ainda avalia se utiliza alguns jogadores titulares no clássico, como Bolívar e Guiñazu, ou se escala uma equipe totalmente alternativa. Mesmo assim, nomes como o de Rafael Sóbis devem figurar na partida.

Desfalques
O Grêmio também atua desfalcado contra o Internacional. A principal ausência deve ser o volante Fábio Rochemback, que não treinou com o grupo ao longo da semana. Com uma lesão na coxa, o jogador não deve se recuperar a tempo de entrar em campo e está praticamente vetado. O também volante William Magrão é dúvida.

Na quinta-feira, o jogador deixou o treino, com dores no joelho esquerdo. Com isso, Ferdinando deve ser o titular no meio-de-campo. Ele, assim como os outros jogadores do Tricolor Gaúcho, fez um pacto para salvar o técnico Silas, com a cabeça a prêmio no Olímpico. Ainda sem vencer no período pós-Copa, o treinador vive sob pressão da torcida e da diretoria. Uma derrota no Gre-Nal pode lhe custar o emprego.

Retrospecto
Ao todo, Grêmio e Internacional se enfrentaram em 381 partidas ao longo da história. O Colorado leva vantagem no retrospecto, com 144 vitórias contra 120 do Grêmio. Outras 118 partidas terminaram em igualdade.

Nos confrontos recentes, o Inter leva vantagem, tendo conquistado o Gauchão 2010 em cima do rival - vencendo por 2 a 0 no primeiro jogo, e perdendo por 1 a 0 no segundo.

FICHA TÉCNICA

Internacional x Grêmio

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS
Data: 01/08/2010
Horário: 16 horas
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho-SP
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marco Antonio Martins

Internacional
Renan, Daniel, Ronaldo Alves (Bolívar), Fabiano Eller e Juan; W. Matias, Derley (Guiñazu), Glaydson, Giuliano e Rafael Sóbis; Everton.
Técnico: Celso Roth

Grêmio
Victor; Ozéia, Rodrigo, Rafael Marques; Maylson, Ferdinando, Adílson, Douglas, Hugo; Jonas e Borges.
Técnico: Silas