Palmeiras 1 x 0 Santo André - O líder do Brasileirão!

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 18 (AFI) - O Palmeiras é o novo líder o Campeonato Brasileiro, pelo menos até o jogos deste domingo que encerram a 12ª rodada. Na noite deste sábado, o Verdão venceu o Santo André, por 1 a 0, no Estádio Palestra Itália. O resultado atambém serviu para manter o tabu de 24 anos sem derrotas para o Ramalhão jogando em seu estádio. Além disso, o time palmeirense não perde há 12 jogos, ou seja, há dois meses.

Com isso, o Palmeiras é o primeiro colocado, com 25 pontos, passando Atlético-MG e Internacional, que ainda atuam pela rodada no domingo. Por outro lado, o Santo André perdeu a sequência de duas vitórias seguidas e, com 17 pontos, aparece na oitava colocação, dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana de 2010.

Que fase!
O meio-campista Diego Souza comprovou que atravessa uma excelente fase com a camisa do Palmeiras. No primeiro tempo, o camisa 7 do Verdão foi o autor do único gol que colocou o time do Palestra Itália em vantagem. Além disso, Diego teve trabalho para ajudar a marcação e distribuir jogadas.

Mesmo assim, quem teve a primeira oportunidade foi o Ramalhão. No primeiro minuto, Fernando cruzou do lado direito, o atacante Antônio Flávio não alcançou e o zagueiro Mauricio Ramos tocou de cabeça, mas contra o próprio gol. Sorte que Marcos fez a defesa. A resposta veio no minuto seguinte, com chute de Cleiton Xavier, mas Neneca defendeu.

A primeira tentativa de Diego Souza foi aos 16. O meia arrancou do meio-campo e chutou da entrada da área, mas a bola foi por cima do gol. O verdão poderia ter aberto o placar aos 18. Obina recebeu lançamento e condição legal, dominou, mas no momento do chute escorregou e a bola ficou com zaga do Santo André.

Em sua segunda tentativa, Diego Souza colocou o Palmeiras na frente do placar. Aos 23, após cobrança de falta do lado direito, a defesa do Santo André desviou levemente de cabeça e Diego Souza pegou de primeira, de dentro da pequena área. A bola foi no meio do gol e sem chances de defesa para Neneca.

O Santo André teve duas chances para deixar o primeiro tempo em igualdade. Aos 34, Gustavo Nery chutou da entrada da área, mas por cima do gol palmeirense. Aos 39, Nunes tentou de cabeça após cruzamento da esquerda, mas mandou à direita de Marcos.

O Palmeiras também poderia ter ampliado em duas oportunidades. Aos 42, Diego Souza deixou Cleiton Xavier livre dentro da área, mas Neneca salvou o chute forte e rasteiro. Aos 46, Obina recebeu dentro da área e chutou forte, a bola desviou na zaga e acertou o travessão.

Quase, Ramalhão!
Após uma boa conversa no intervalo, o Santo André voltou pressionando e dando trabalho ao Palmeiras. Aos dois minutos, Antônio Flávio desviou de cabeça após cobrança de escanteio, mas a bola passou por cima do gol de Marcos. Aos seis, Marcelinho Carioca cobrou escanteio da direita e a acertou a trave, quase gol olímpico.

O Palmeiras respondeu somente aos 15. Ortigoza recebeu dentro da área e ajeitou para a chegada de Wendel. O lateral chutou rasteiro da entrada da área e o goleiro Neneca fez uma difícil defesa. O Verdão ainda buscava o segundo gol para ficar mais tranqüilo na frente do placar, mas o Ramalhão não desistia do empate.

Jogando com garra e persistência, o Santo André foi valente e tentou de todas as formas empatar o duelo. Aos 22, Gustavo Nery recebeu na esquerda e chutou cruzado para defesa de Marcos. Aos 25, Marcelinho cobrou falta de muito longe, mas a bola deu trabalho para o goleiro palmeirense que teve de tirar com soco. Aos 32, após cruzamento de Marcelinho, Nunes tocou de cabeça, à esquerda de Marcos.

Depois foi a vez do Verdão tentar. Aos 35, Edmilson chutou para defesa de Neneca O gol que poderia consolidar a vitória do Palmeiras poderia ter saído aos 37. Obina recebeu em velocidade, invadiu a área, driblou o zagueiro, mas chutou em cima da zaga do Santo André. O time visitante ainda teve mais chances, mas Marcos impediu o empate.

Próximos Jogos!
Pela 13ª rodada, o Palmeiras joga fora de casa, quando encara o Goiás, quarta-feira, às 21h50, no Estádio Serra Dourada. Por outro lado, o Santo André joga no mesmo dia, quando recebe o Cruzeiro, às 19h30, no Estádio Bruno José Daniel.

Ficha Técnica

Palmeiras 1 x 0 Santo André

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo-SP
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ (FIFA)
Cartões amarelos: Ortigoza, Armero, Willians e Mauricio Ramos (Palmeiras); Marcelinho, Dionísio, Gustavo Nery e Marcel (Santo André).Renda: R$ 590.526,00
Público: 19.041 pagantes

Gol: Diego Souza 23’/1T (Palmeiras)

Palmeiras
Marcos; Wendel, Danilo, Mauricio Ramos e Armero; Edmilson (Sandro Silva), Cleiton Xavier e Diego Souza (Deyvid Sacconi); Ortigoza (Willians) e Obina.
Técnico: Jorginho.

Santo André
Neneca; Cicinho, Marcel, Cesinha e Gustavo Nery; Fernando, Dionísio, Elvis (Pablo Escobar) e Marcelinho; Antonio Flavio (Rodrigo Fabri) e Nunes (Rodriguinho).
Técnico: Sérgio Guedes.