Nike e CBF celebram 100 anos do primeiro título da Copa América em nova coleção

Conquista de 1919 inspirou uniforme comemorativo na cor branca

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) - Em 1919, ao sediar a primeira Copa América no Brasil e levantar a taça pela primeira vez, a Seleção Brasileira fez história e deu início a uma jornada vitoriosa que fez do futebol um símbolo nacional de orgulho e respeito no mundo inteiro.

Na época, a equipe conhecida como 'O Team Brasileiro', entrava em campo com seu uniforme predominantemente branco e apresentava ao mundo o que viria a ser conhecido como o país do futebol.

“Para celebrar este marco na história do esporte, a Nike se inspirou no centenário da primeira Copa América disputada no Brasil para criar a Coleção da Seleção Brasileira para esta edição do torneio, que retorna novamente ao país", afirma o Diretor de Marketing da Nike, Daniel Paz.

"Composta por um uniforme branco comemorativo, itens casuais para o dia-a-dia e um novo uniforme principal, a coleção une o clássico visual retrô do futebol daquela época ao estilo moderno do esporte contemporâneo”, completa o dirigente.

Vinícius Júnior foi um dos garotos propagandas no lançamento - Divulgação/Nike
Vinícius Júnior foi um dos garotos propagandas no lançamento

DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO?

Inspirado no modelo utilizado em 1919, o uniforme comemorativo apresenta uma camisa inteiramente branca.

Em gola polo clássica na cor azul, a camisa traz os mesmos atributos do uniforme principal na mais alta tecnologia Vaporknit: Detalhes nas mangas; números nas costas e no centro do peito são registrados também em azul.

Completando o uniforme, os shorts Vapor Match azuis são estampados com números brancos e os meiões, também azuis, aparecem em tonalidades mais escuras.

Já a nova Amarelinha faz referência a Seleção de 89, época em que o Brasil sediou o torneio pela quarta vez e manteve a tradição de ser campeão todas as vezes que disputou a competição em território nacional.

A gola em “V” dá lugar ao clássico design em gola polo verde e as mangas da camisa ganham detalhes da mesma cor, remetendo ao desenho usado naquele período.

Prestes a se recuperar de lesão, Neymar tem presença certa na Copa América
Prestes a se recuperar de lesão, Neymar tem presença certa na Copa América

A ESTREIA:

A Seleção Brasileira entra em campo com o uniforme branco comemorativo no jogo de abertura da Copa América, contra a Bolívia, no Pacaembu. Já o uniforme principal será usado no decorrer da competição.

MAIS INFORMAÇÕES:

A coleção completa já está à venda em Nike.com.br e na loja do Museu da CBF. A partir do dia 12, ela fica disponível em todas as Nike Stores e nas lojas da Centauro. No restante do mercado, a nova coleção estará disponível após 15 de abril.