Novidade do Bragantino no Brasileirão: Nabizão ganha luminárias padrão Fifa

O novo sistema de iluminação atende aos novos padrões estabelecidos pela Fifa antes da Copa de 2014 no Brasil

por Agência Futebol Interior

Bragança Paulista, SP, 24 (AFI) - As melhorias continuam. Novas torres no Estádio Nabi Abi Chedid. Mais qualidade para o torcedor presente no estádio e para as transmissões esportivas.

As luminárias são do modelo LedsPhilips, a mesma utilizada no Morumbi. O novo sistema de iluminação atende aos novos padrões estabelecidos pela Fifa antes da Copa de 2014 no Brasil.

NABIZÃO vai ficar mais claro e melhor para os jogos noturnos
NABIZÃO vai ficar mais claro e melhor para os jogos noturnos
MAIS VISIBILIDADE

É imprescindível que as arenas esportivas tenham um bom sistema de iluminação. Além de garantir que a partida transcorra sem a criação de sombras dentro do campo, ofuscamento e problemas para identificação dos atletas,os projetores e lâmpadas instalados em um estádio devem proporcionar luz suficiente para jogadores, torcida e transmissão pelas emissoras de televisão.

Trabalho terminado no Nabizão
Trabalho terminado no Nabizão

Além disso, é importante, também, que a iluminação excessiva fique contida na arena, sem causar impacto na vizinhança.

PADRÃO FIFA
De acordo com o manual da FIFA sobre o tema, a luz que ilumina o gramado é proveniente de refletores que têm a altura determinada pelo ângulo formado sobre a linha horizontal do campo.

Deve ser respeitado um ângulo mínimo de 25º do meio do campo de jogo até o ponto final da arquibancada.

Essa abertura pode ser variável, mas não deve ultrapassar 45º. Outra questão importante são as estruturas da cobertura, que não podem obstruir a luz dos refletores.