Luto! Morre, aos 79 anos, histórico ex-presidente do Botafogo-SP

O ex-deputado federal Ricardo Christiano Ribeiro estava à frente do Pantera no Paulistão de 2001

por Agência Futebol Interior

Ribeirão Preto, SP, 19 (AFI) - O futebol interiorano está de luto. Afinal de contas, morreu, nesta sexta-feira, aos 79 anos, o ex-presidente do Botafogo-SP e ex-deputado federal, Ricardo Christiano Ribeiro. As causas da morte, bem como informações sobre velório e enterro, não foram ainda divulgadas pela família do dirigente.

O ex-dirigente era figura conhecida na política ribeirão-pretana desde os anos 1970, por conta das atividades pecuárias, e nunca escondeu o amor pelo Pantera, do qual foi presidente entre 1972 e 1973 e 1998 e 2001.

Conseguiu dois feitos relevantes: o acesso na Série B de 1998 e foi finalista do Paulistão de 2001. Por isso, é considerado um dos maiores presidentes da história botafoguense. A comunidade tricolor, aliás, se mostrou entristecida com a notícia.

"Lamentamos profundamente a morte de Ricardo Christiano Ribeiro, um dos principais presidentes da nossa história centenária. Nossa coletividade deve muito ao Ricardo Ribeiro. Prestamos os mais sinceros sentimentos e condolências à família", declarou Gerson Engrácia Garcia, presidente da Botafogo Futebol S/A.

Foto: Divulgação / Unesp
Foto: Divulgação / Unesp
"É com imenso pesar que recebo o falecimento do ex-presidente Ricardo Christiano Ribeiro, grande botafoguense e que muito nos honrou quando de sua estadia na presidência do nosso amado clube. Nossos mais sinceros sentimentos e condolências à toda a família", completou Osvaldo Festucci, presidente do Botafogo Futebol Clube.

"Com imenso pesar, recebi a notícia de falecimento do ilustre ribeirão-pretano Ricardo Christiano Ribeiro. Estive pela última vez com Ricardo há um ano, quando da visita do governador de São Paulo, João Doria, à prefeitura de Ribeirão Preto. Ex- deputado federal e presidente da Associação de Ensino de Ribeirão Preto (AERP), mantenedora da Universidade de Ribeirão Preto, o advogado teve papel importante na Campanha das "Diretas Já". Ao deixar a política, Ricardo Ribeiro dedicou-se a atividades profissionais em Ribeirão Preto e ao seu clube de coração, o Botafogo. Aos familiares e amigos, deixo meus sinceros sentimentos", encerrou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB).