Carioca: STJD concede liminar e libera técnico do Botafogo para jogo ante Cabofriense

Paulo Autuori havia classificado a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) como a "federação dos espertos"

por Agência Estado

Rio de Janeiro, RJ, 27 - O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu neste sábado uma liminar pedida pelo Botafogo e permitiu que o técnico Paulo Autuori comande o time no retorno aos gramados, neste domingo, diante da Cabofriense.

O treinador havia sido suspenso pelo TJD do Rio de Janeiro por 15 dias após criticar a Ferj em uma entrevista. O comandante da Estrela Solitária havia classificado a entidade estadual como a "federação dos espertos" e dito que o Campeonato Carioca tinha "cartas marcadas".

O experiente treinador criticou ainda as medidas tomadas para permitir a volta do torneio estadual - o Botafogo se opôs veementemente a isso. Em resposta, a procuradoria do TJD-RJ considerou que "ofendeu a imagem da federação e do presidente Rubens Lopes sem qualquer fundamento".

O vice-presidente em exercício do órgão, José Jayme Santoro, concordou e suspendeu o técnico na última sexta-feira. Após a punição, Autuori voltou a criticar a Ferj e disse que apenas tinha dito o que muita gente queria falar.

Paulo Autuori
Paulo Autuori
Principal estrela da equipe, o meia japonês Honda saiu em defesa do técnico e questionou a falta de liberdade de expressão. Já neste sábado, Otávio Noronha, vice-presidente do STJD, afirmou que as falas na entrevista precisa de apuração, mas discordou da suspensão, considerando que as opiniões de Autuori são "fatos absolutamente corriqueiros no dia-a-dia do futebol".

"Se a Procuradoria local entende que o Requerente cometeu ato infracional, deve (e certamente o fará) oferecer a competente denúncia, que seguirá o devido processo legal, onde se oportunizará o sagrado direito de defesa ao denunciado, que, ao final, se condenado for, cumprirá a pena que lhe for imposta. Não se pode, em hipótese alguma, inverter a ordem do processo, impondo-se uma espécie de cumprimento antecipado de pena", considerou também Noronha.

O Botafogo entra em campo neste domingo, às 11 horas, no estádio do Engenhão, pela quarta rodada da Taça Rio. Caso vença, a equipe entra na zona de classificação para as semifinais do segundo turno do Campeonato Carioca.