Dos clubes da Série A, Botafogo tem o pior desempenho no primeiro semestre

De acordo com o técnico Zé Ricardo o clube não entrou com força total no estadual por que manteve o foco nas outras competições

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) - Entre os clubes do Campeonato Brasileiro, o Botafogo é disparado quem mais decepcionou no primeiro semestre. O time de Zé Ricardo é o único que não conseguiu nem se classificar dentro seu campeonato estadual, que inclusive teve dois turnos. Em números absolutos o São Paulo, com incríveis seis derrotas e apenas cinco vitórias, está atrás do clube carioca, mas tem a seu favor uma final do Campeonato Paulista com o Corinthians.

Somados os dois turnos do Campeonato Carioca o Botafogo fez apenas 13 pontos, com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Na Taça Guanabara a campanha foi pífia, com apenas uma vitória em cinco partidas e quatro pontos somados, fora da disputa pela taça. Na Taça Rio o aproveitamento melhorou, com duas vitórias e nove pontos, mas também distante da briga por uma vaga na semifinal, eliminado de forma precoce.

Dos clubes da Série A, Botafogo tem o pior desempenho no primeiro semestre
Dos clubes da Série A, Botafogo tem o pior desempenho no primeiro semestre

De acordo com o técnico Zé Ricardo o clube não entrou com força total no estadual por que manteve o foco nas outras competições. E, se for avaliar por esse lado, aparentemente deu certo. O clube está na terceira fase da Copa do Brasil com chances de avançar para a próxima fase – joga com o Juventude na quinta-feira. Na Copa Sul-Americana eliminou o Defensa y Justicia com duas vitórias.

Entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, só Fluminense, Santos e Palmeiras não estão nas finais dos seus campeonatos estaduais, mas porque foram eliminados por seus rivais na semi. O Campeonato Catarinense também está na semifinal, mas de qualquer forma Avaí e Chapecoense passaram pela longa fase de grupo. No Campeonato Paranaense, o Athetico está na final da Taça Dirceu Kruger, o segundo turno do estadual, contra o Coritiba.

CONFIRA O DESEMPENHO DOS CLUBES:

Athletico-PR - Final do segundo turno
Atlético-MG - Final do estadual
Avaí - Semifinal do estadual
Bahia - Final do estadual
Botafogo - Eliminado na primeira fase
CSA - Final do estadual
Ceará - Semifinal do estadual
Chapecoense - Semifinal do estadual
Corinthians - Final do estadual
Cruzeiro - Final do estadual
Flamengo - Final do estadual
Fluminense - Semifinal do estadual
Fortaleza - Final do estadual
Goiás - Final do estadual
Grêmio - Final do estadual
Internacional - Final do estadual
Palmeiras - Semifinal do estadual
Santos - Semifinal do estadual
São Paulo - Final do estadual
Vasco - Final do estadual