Em momento delicado no Brasileirão, Botafogo se reencontra com Jair Ventura

O treinador deixou sua marca no clube entre 2016 e 2017 e agora é adversário na briga contra o rebaixamento

por Agência Estado

Rio de Janeiro, RJ, 04 (AFI) - Em partida no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, às 17 horas deste domingo, pela 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro, a torcida do Botafogo vai se reencontrar pela primeira vez com Jair Ventura, técnico que fez sucesso no clube entre 2016 e 2017. A visita do agora comandante do Corinthians, porém, vai acontecer em um contexto de briga botafoguense contra o rebaixamento.

O time carioca conquistou apenas 35 pontos em 31 rodadas, campanha marcada pela rotatividade de treinadores. Alberto Valentim, hoje no Vasco, saiu para treinar o Pyramids FC, passagem que durou apenas três meses por causa de atritos com a direção do clube egípcio. O substituto escolhido pelo Botafogo foi Marcos Paquetá, que durou apenas cinco partidas no emprego.

No cargo desde 4 de agosto, o desempenho de Zé Ricardo à frente do Botafogo não empolga. Foram três vitórias, cinco empates e seis derrotas desde então, contando apenas confrontos válidos pelo Brasileirão. A equipe até alcançou as oitavas de final da Copa Sul-Americana, depois de eliminar o Nacional, do Paraguai, mas saiu do torneio após empate no placar agregado contra o Bahia e revés em disputa de pênaltis.

Pelo Brasileirão, o Botafogo não vence há cinco jogos, retrospecto que aumenta a pressão sobre Zé Ricardo. "Queria deixar bem claro que em momento algum teve cogitação de sair. Está bem decidido o que a gente quer, que é deixar uma base montada para termos um 2019 com outras perspectivas", disse o treinador na última sexta-feira em entrevista coletiva. Vale lembrar que Felipe Conceição, o "Tigrão", iniciou o ano como técnico da equipe, mas foi demitido em fevereiro.

Zé Ricardo terá de lidar com desfalques importantes neste domingo, entre eles o centroavante Kieza, que não se recuperou de lesão no pé direito. Yago e Moisés, que pertencem ao Corinthians, não vão poder atuar por força de contrato - Jean, que também tem vínculo com o clube paulista, foi liberado para o duelo. O atacante Luiz Fernando e o zagueiro Marcelo Benevenuto estão suspensos.

Erik e Rodrigo Pimpão disputam uma vaga no ataque para atuar ao lado de Brenner, enquanto que o substituto de Moisés na lateral esquerda será Gilson. A melhor notícia para o Botafogo é a volta confirmada do paraguaio Gatito Fernández, que se recuperou de lesão no punho e vai reassumir a titularidade no gol da equipe no lugar de Saulo.

 
 
" />