Paulista A2: Atibaia faz 14 anos e vira referência nacional em formação de atletas

Falcão tem servido jogadores revelados nas categorias de base a grandes clubes do país

por Agência Futebol Interior

Atibaia, SP, 12 (AFI) - Fundado em 12 de dezembro de 2005, o Sport Club Atibaia estreou na segunda divisão paulista em 2006, buscando suprir a carência de equipes profissionais na cidade.

Seu trabalho na base o creditou a boas campanhas nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub- 20. No ano de 2013, disputou pela primeira vez a Copa São Paulo de Futebol Júnior já como cidade sede e conseguiu uma boa campanha, chegando às oitavas de final, perdendo para o Cruzeiro.

Em 2014, obteve primeira grande conquista na categoria principal, o vice-campeonato da segunda divisão do Campeonato Paulista e faturou acesso à Série A3, que ano seguinte, se transformou em mais um acesso, dessa vez à Série A2. Esse feito porém, não foi concretizado, por falta de estrutura do estádio da cidade.

Atibaia completa 14 anos de fundação nesta quinta
Atibaia completa 14 anos de fundação nesta quinta

Tal fato, trouxe a AMB Sports ao clube. Liderado pelo presidente Alexandre Barbosa, o Falcão ganhou uma nova cara - além de revitalizar o clube, negociou diversos jogadores para a principal divisão do futebol brasileiro, fato até então inédito no Atibaia.

O mandatário abriu portas em clube tradicionais do futebol brasileiro, como no Figueirense, que, em 2017, emprestou o meia Robinho, destaque da equipe na Série B com sete gols.

Na sequência, o jogador foi contratado pelo Fluminense, que, na oportunidade, contratou o volante Richard, destaque da equipe carioca em 2018 e foi contratado pelo Corinthians e está emprestado ao Vasco da Gama.

Além de Figueirense, o Atibaia cedeu atletas para Coritiba: o zagueiro Márcio e o atacante Iago, em sua terceira temporada no clube.

No mesmo ano, cedeu, por empréstimo, o jovem atacante Vitinho à categoria de base do Red Bull Brasil.

Em 2018, o clube obteve temporada vitoriosa, conquistando o título da Série A3 do Campeonato Paulista e chegando às semifinais da Copa Paulista, sendo apenas a terceira participação atibaiense na competição.

Em 2019, disputou pela primeira vez a Série A2, com ótimo desempenho, o que leva ao clube a possibilidade de concretizar o sonho de disputar a elite estadual.

Espaço incorporado por HTML (embed)