Raphael Claus faz sua centésima partida em competições nacionais neste domingo em Curitiba

O paulista, que integra o Quadro FIFA, comanda Atlético Paranense e Paraná Clube, no clássico curitibano, domingo, em Curitiba

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 19 (AFI) - O árbitro paulista e associado do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (SAFESP), Raphael Claus, chega no próximo domingo, 23, a incrível marca de 100 partidas com o escudo da CBF estampado em seu peito. De acordo com a escala divulgada no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o paulista vai apitar o jogo em que o Atlético Paranaense (PR) enfrenta o Paraná Clube (PR), no clássico paranaense (PR), domingo, 23, às 16 horas, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Com ele estarão os também paulistas Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis, como assistentes, e Ednilson Corona que será o inspetor de arbitragem da partida. Para o presidente do SAFESP é uma enorme alegria ver Claus atingir a marca mais que importante em sua carreira.

"O Claus é uma excelente pessoa e merecedor desse momento. Atingir a marca de 100 jogos em Campeonato Brasileiro não é para qualquer um. Estamos orgulhosos por ser associado de nosso Sindicado e só podemos desejar sucesso na carreira, que é árdua. Não foi a toa que ele chegou à FIFA e com a parada do Sandro passa a ser o principal nome da arbitragem nacional", falou Arthur Alves Júnior.

Raphael Claus chega a incrível marca de 100 jogos com o escudo da Comissão Nacional na tarde deste domingo, 23, em Curitiba, pelo Brasileirão. - Divulgação
Raphael Claus chega a incrível marca de 100 jogos com o escudo da Comissão Nacional na tarde deste domingo, 23, em Curitiba, pelo Brasileirão.
Raphael Claus
Raphael Claus é natural de Santa Bárbara D'Oeste (SP), formado em Educação Física, completou 39 anos no último dia 06/09 e está na arbitragem desde 2002 quando se formou na Escola de Arbitragem Flávio Iazzettti, em São Paulo. Faz parte do Quadro Nacional desde 2010 e no Quadro Internacional (FIFA) desde 2015, portanto a oito anos na CBF e três na FIFA. Porém, antes de se aventurar na arbitragem, foi jogador do União Barbarense até os 20 anos de idade.

O primeiro jogo após sua saída da Escola Flávio Iazzetti aconteceu em 2002, quando foi assistente de arbitragem no Paulista Sub 15 e Sub 17. Como acontece até hoje, os árbitros passam tanto pelas bandeiras como pelo apito no início da profissão. Na ocasião, Raphael Clauss trabalhou no jogo em que o Rio Branco, de Americana, enfrentou o Primavera, de Indaiatuba, no estádio Décio Vitta, em Americana (SP). O primeiro jogo no apito veio no ano seguinte, 2003, quando comandou São Caetano e Santo André, pelo Sub 15 Paulista, em Águia de Nova Gerti. Na Série A1, o Paulistão, a primeira partida foi entre Oeste e Monte Azul, em Itápolis, em janeiro de 2010.

No Quadro Nacional o primeiro jogo na Série A aconteceu em 2012, onde já de cara enfrentou uma partida entre dois paulistas. Palmeiras e Portuguesa empataram por 1 a 1 e jogaram no Palestra Itália. Claus se destacou em campo recebendo elogios das duas equipes na ocasião.

"Uma realização. A gente só consegue atingir marcas assim devido a regularidade. É a realização de um sonho e num momento com o esse a gente pensa em tudo. Na família, no início com as passagens do Sub 15, do Sub 17, das pessoas que nos ajudaram no início, afinal quando começamos tudo é difícil. Tem a situação do trabalho que dependemos do entendimento dos patrões e por isso tenho que agradecer aqueles que me apoiaram neste início e também em toda a carreira. É preciso compreensão e carinho daqueles que nos cercam para que o sucesso aconteça, como, Graças a Deus, está acontecendo comigo", falou Claus.

No Quadro Internacional o primeiro jogo pela Conmebol foi pela Copa Sul-Americana e aconteceu entre LDU de Loja, do Equador, e Santa Fé, da Colômbia. Na ocasião empate por 0 a 0. Pela Libertadores da América a estreia aconteceu em 2016 na vitória, por 4 a 2, do Huracan, da Argentina, sobre o Sporting Cristal, do Peru.

Raphael Claus ostentando o escudo da FIFA. Com a parada de Sandro Meira Ricci deve passar a ser o principal árbitro do País. - Divulgação
Raphael Claus ostentando o escudo da FIFA. Com a parada de Sandro Meira Ricci deve passar a ser o principal árbitro do País.
Finais de Raphael Claus
Apitou a Final do Campeonato Paulista de 2014 (Santos x Ituano)
Apitou a Final do Campeonato Paulista de 2016 (Santos x Audax)
Apitou a Final do Campeonato Paulista de 2017 (Ponte Preta x Corinthians)
Apitou a Final do Campeonato Baiano de 2017 (Bahia x Vitória)
Apitou as duas Finais do Campeonato Piauiense de 2017 (Altos x Parnahyba)
Apitou a Final da Copa Paulista 2011 (Comercial x Paulista)
Apitou a Final da Copa Paulista 2016 (Ferroviária x XV de PIracicaba)
Apitou a Final da Copa Euro-Americana 2014 (Palmeiras-BRA x Fiorentina-ITA)
Apitou a Final do Campeonato Brasileiro da Série C 2015 (Londrina x Vila Nova-GO)
Apitou a Final do Campeonato Brasileiro da Série D 2013 (Juventude x Botafogo-PB)
Apitou a Final do Campeonato Paraense de 2018 (Paysandu x Remo)
Apitou a Final do Campeonato Baiano de 2018 (Vitória x Bahia)
Apitou as duas Finais do Campeonato Piauiense de 2018 (Altos x River)

Prêmios
Foi eleito o Melhor Árbitro do Campeonato Paulista de 2011.
Foi eleito o Segundo Melhor Árbitro do Campeonato Paulista de 2012.
Foi eleito o Melhor Árbitro do Campeonato Paulista de 2016
Foi eleito o Melhor Árbitro do Campeonato Brasileiro de 2016
Foi eleito o Terceiro Melhor Árbitro do Campeonato Paulista de 2017.
Foi eleito o Melhor Árbitro do Campeonato Brasileiro de 2017
Foi escolhido o Profissional do Ano em 2011 pela revista FAMA.
Foi escolhido o Esportista do Ano em 2011 pelo Rotary Club Progresso.
Foi escolhido Herói Barbarense pelos alunos do SESI de Santa Bárbara D’Oeste

Árbitro de Vídeo
Foi Árbitro de Vídeo nas Quartas de Final da Copa do Brasil 2018 (Flamengo-RJ x Grêmio-RS)

Amistosos Internacionais de Seleções
Apitou Coréia do Sul x Suécia, preparação para as Olimpíadas Rio 2016.
Apitou Uruguai x Uzbequistão, preparação para a Copa do Mundo Rússia 2018.

 
 
" />