AMAZONENSE: Amazonas e Manaus fazem final inédita no primeiro turno

O título será decidido em partida única e o time de melhor campanha geral joga pelo empate, que, na ocasião, é o Amazonas

por Lissandro Windson

Manaus, AM, 28 (AFI) - Neste domingo, o primeiro turno do Campeonato Amazonense chegará ao fim. Às 18h (horário de Brasília), Amazonas FC e Manaus FC fazem a final da primeira fase da Série A, na Arena da Amazônia.

O título será decidido em partida única e o time de melhor campanha geral joga pelo empate. No caso é o Amazonas. Será uma final inédita e o segundo confronto entre os novos rivais.

COBERTURA COMPLETA

Todos os Campeonatos Estaduais têm cobertura completa pelo Portal Futebol Interior. Os jogos podem ser acompanhados online pelo PLACAR AO VIVO e também pelo aplicativo. O App Placar FI está disponível tanto no Google Play como na App Store.

CLIQUE AQUI E VEJA COBERTURA DE TODOS ESTADUAIS !

CLASSIFICAÇÃO

Nesta quinta-feira, o Amazonas já entrou em campo com a vantagem do empate, por ter a melhor campanha, porém, fez 2 a 0 logo no primeiro tempo. Diego Torres abriu o placar aos cinco e Daivison ampliou aos 40 minutos, cobrando pênalti.

O Nacional diminuiu aos 32 minutos com João Pedro de cabeça e empatou com Daniel aos 35 minutos. Mas o veterano Maikon Leite, ex-Palmeiras, marcou o terceiro gol do Amazonas aos 37 minutos. Aos 44 minutos, o Amazonas ampliou com Dênis Pedra.

Foto: Antônio Assis / AssCom / FAF
Foto: Antônio Assis / AssCom / FAF

O Gavião arrancou empate com o Fast Clube, por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, na Arena da Amazônia, e carimbou o passaporte. O Manaus jogava pelo empate por ter a melhor campanha do que o rival.

Carlinhos Rocha abriu o marcador para o Fast aos 46 minutos do segundo tempo. Ele aproveitou cruzamento de Paulinho e desviou para o fundo do gol. Mas aos 53 minutos, Thiago Spice deixou tudo igual. Ele aproveitou cruzamento de Hamilton e fez de cabeça.

SENSAÇÃO DO CAMPEONATO

O Amazonas é a grande sensação da temporada e luta para tirar o brilho do Manaus. Desde a sua fundação, o Amazonas FC continua invicto. O clube foi fundado em 23 de maio de 2019, tendo participado da Série B, tendo sido campeão com cinco jogos - quatro vitórias e um empate. Agora na Série A, são 8 jogos, com seis vitórias e dois empates. No total, são13 jogos, com 10 vitórias e 3 empates.

O técnico do Amazonas é Lecheva, um paulista de Mogi das Cruzes, e que ganhou destaque defendendo o Paysandu. Estava, inclusive, naquela equipe que venceu o Boca Juniors na La Bombonera, com gol do Iarley. Se vencer o primeiro turno, a equipe garante sua vaga na final do estadual e a participação na Copa do Brasil de 2021, além de uma vaga na Série D de 2021, principal objetivo do clube.

Daivison é o artilheiro da competição com seis gols. O goleador, porém, vacilou ao se desentender com Felipe, do Nacional. Ambos foram expulsos e Deivison terá que cumprir suspensão automática, portanto, está fora da grande final.

MELHOR DEFESA

Invicto e dono da melhor defesa, o Manaus chega à final com moral e é o time a ser batido. No ano passado, a equipe garantiu o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Para a final, Rossini e Diogo Dollen, que não atuaram na última partida podem voltar.

Foto: Antônio Assis / AssCom / FAF
Foto: Antônio Assis / AssCom / FAF

O treinador Fajardo, do Manaus, chega à mais uma final com o clube. Campeão Amazonense e vice-campeão da Série D, o técnico chega à final do primeiro turno. Se vencer o primeiro turno, a equipe garante sua vaga na final do estadual e a participação na Copa do Brasil de 2021.

REGULAMENTO

O Campeonato Amazonense será disputado em dois turnos, com o campeão de cada um deles se enfrentando na decisão, que terá dois jogos - caso algum clube conquiste ambos os turnos, porém, ele será declarado campeão estadual da temporada de 2020.

Os turnos, cabe destacar, têm o mesmo formato. Na primeira fase, os oito times se enfrentam uma vez, todos contra todos. Após sete rodadas, os quatro melhores avançam à semifinal, realizada em jogo único. A decisão do turno também tem apenas uma partida.

Próximos Jogos
Amazonas x Manaus-AM
01/03/2020 18:00