AP: Sem atual campeão, Campeonato Amapaense começa neste sábado

Apenas 5 times estão na competição.

por Agência Futebol Interior

Macapá, AP, 24 (AFI) – Começa neste final de semana o Campeonato Amapaense 2010. Após muitas incertezas por parte dos clubes do Estado em disputar a competição, apenas cinco times entraram na briga para decidirem que é o melhor time do Amapá. O torneio, que começa neste sábado, dia 25, termina no dia 27 de novembro, onde aí iremos conhecer o campeão.

A grande novidade deste ano é a falta de participantes. O São José, por exemplo, atual campeão, está em uma crise financeira gigante, e não vai poder participar da competição estadual. Os times que irão participar serão: São Paulo, Oratório, Trem, Santana e Santos.

Antes a FAF havia divulgado uma tabela com as participações de Ypiranga, São José e Cristal. Depois da incerteza sobre o número de clubes na competição, o Departamento de Futebol da FAF divulgou a tabela da competição.

Há 66 anos...
Disputado desde 1944, o Campeonato tem como maior vencedor o Macapá (conquistou 17 vezes o Estadual). Em seguida, Amapá (10), Ypiranga (8), Santana (7), São José (6), Independente (5), Juventus (3), Trem (3), Aliança (1), CEA (1), Cristal (1), Guarany (1) e Santos (1), completam a lista de campeões.

Neste ano, o torneio será disputado em sistema de pontos corridos em dois turnos, com jogos entre todos os participantes. O campeão do primeiro turno ganha uma vaga na final da competição. Se o mesmo clube vencer os dois turnos será declarado campeão.

Novidade!
Neste ano, a Federação Amapaense de Futebol decidiu realizar partidas preliminares antes das partidas realizadas do Estadual. Sendo assim, o sub-15 dos times do Estado farão decidirão ao final quem será o campeão da categoria. Na primeira rodada, os dois maiores rivais do futebol amapaense, Trem e Santos, se enfrentam.

Confira os jogos da 1ª rodada do Amapaense 2010:

Sábado
18 horas

Santos x Trem

Quinta-feira (Dia 30)
20h30

Santana x Oratório

 
 
" />