ALEMÃO: Guia completo para retorno do futebol na Bundesliga!

No próximo sábado (16/05) a Bundesliga retorna aos campos, ainda sob protocolos sanitários restritos e sem torcida

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 14 (AFI) - O Campeonato Alemão está de volta. No próximo sábado (16/05) a Bundesliga retorna aos campos, ainda sob protocolos sanitários restritos e sem torcida nos estádios. As 25 primeiras rodadas já foram disputadas, faltando nove para o fim do torneio.

CORRIDA PELO TÍTULO

O Bayern de Munique ganhou os últimos sete títulos da Bundesliga, mas a hegemonia pode estar em risco nesse ano. A luta pelo título está em aberto nesta temporada, com o Bayern em primeiro, com 55 pontos, quatro a mais que o Borussia Dortmund, que está na segunda posição.

O RB Leipzieg está em terceiro, com 50 pontos, e o Borussia Monchengladbach fecha a zona de classificação para a Champions League com 49 pontos. A corrida pela taça ainda tem um azarão no Bayer Leverkusen, com 47, atualmente na 5ª posição e que segue forte na luta pela vaga na Champions League.

Ainda estão em jogo 27 pontos e a disputa segue aberta, com diversos confrontos entre as equipes no topo da tabela. O Bayern vai encarar, fora de casa, o Borussia Dortmund e o Bayer Leverkusen, enquanto recebe o Borussia Monchengladbach em casa.

No primeiro turno, o time bávaro perdeu para o Monchengladbach e Leverkusen e vai atrás da recuperação. Já o RB Leipzieg recebe o Dortmund na RB Arena na penúltima rodada em um jogo que pode ser crucial na luta pelo título.

BUSCA PELAS COMPETIÇÕES CONTINENTAIS

Enquanto as quatro vagas para a Champions estão na disputa entre o top-5 da liga, a luta para jogar a Liga Europa é grande. O 5º colocado, Bayer Leverkusen está 10 pontos na frente do Schalke 04, 6º, com 37 pontos. O time azul royal tem uma lista grande de perseguidores. São apenas sete pontos a mais que o 11º colocado, Union Berlin.

Além deles, o Eintracht Frankfurt, com 30 pontos e um jogo a menos, pode entrar na briga. São muitos pontos e muitos times na disputa, que pode abrir mais uma vaga, para o sétimo colocado, dependendo do resultado da Copa da Alemanha. Também estão na batalha Wolfsburg, Freiburg, Hoffenheim e Colônia, que ocupam da sétima a décima posição, respectivamente.

LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO

Em um campeonato equilibrado tudo pode acontecer. E na Bundesliga não é diferente. Alguns times no meio da tabela que ainda sonha com uma busca tardia pela Liga Europa ainda precisam ficar de olho aberto para não terminar fugindo da degola.

A situação mais delicada é do Paderborn, com 16 pontos e dez a menos que o Mainz, primeiro fora da zona. Em penúltimo, com 18 pontos, está o Werder Bremen, que possui um jogo a menos e está quatro pontos atrás do Fortuna Dusseldorf, último na zona de rebaixamento. Em 15º, o Mainz está apenas quatro pontos atrás do Union Berlin, 11º colocado. Entre eles e buscando se recuperar estão Augsburg, Hertha Berlin e Eintracht Frankfurt.

JOVENS ESTRELAS

A Bundesliga é referência mundial em revelar grandes craques do futebol mundial. Nesta temporada os destaques tem sido Jadon Sancho, do Dortmund, Alphonso Davies, do Bayern, Timo Werner, do RB Leipzieg, e Kai Havertz, do Bayer Leverkusen. Além deles, Erling Haaland chegou no meio da temporada e marcou história com sete gols nos primeiros três jogos pelo Borussia Dortmund.

Jadon Sancho é o jogador com mais gols e assistências do Dortmund na temporada. Ele marcou 14 vezes e deu 15 passes, sendo o jogador que mais participou de gols na Bundesliga nesta temporada. Já Timo Werner, com 21 gols, precisa marcar mais um para igualar a melhor marca dele no torneio e tem tudo para superar a marca.

Para o Bayern, Davies está sendo uma grata surpresa. Após problemas com os titulares na defesa, Davis tomou a posição e virou um jogador vital para a equipe. Ele deixará uma grande dúvida para Hansi Flick qunado Lucas Hernandez e Niklas Sule estiverem de volta.

HERÓIS ANÔNIMOS

Enquanto alguns jogadores são exaltados pela torcida e pela mídia, outros grandes atletas também estão por trás do sucesso das suas equipes, mesmo que aparecendo menos para o grande público. Esse é o caso dos volantes incansáveis, os defensores dominantes e aquele meia que dá o último passe antes da assistência e auxilia a criação de jogadas. Eles carregam o piano e também merece todo o destaque.

Um exemplo é Konrad Laimer, do RB Leipzieg. Com 22 anos, o austríaco está indo para a terceira temporada completa na Bundesliga e mostra autoridade nos jogos. Nenhum outro meia ganhou mais bolas divididas na competição. Ele divide a liderança desta estatística com o meia incansável do Paderborn, Sebastian Vasiliadis. Além disso, Vasiliadis é o 4º jogador com maior distância percorrida em campo na Bundesliga.

No estreante da Bundesliga, Union Berlin, o destaque está no goleador sueco Sebastian Andersson. Com 11 gols no campeonato, sendo seis de cabeça, ele é um dos motivos pelo qual o clube segue longe da briga pelo rebaixamento e sonhando com uma vaga na Liga Europa.

Próximos Jogos
Augsburg x Wolfsburg
16/05/2020 10:30
Borussia Dortmund x Schalke 04
16/05/2020 10:30
Dusseldorf x Paderborn 07
16/05/2020 10:30
Hoffenheim x Hertha Berlin
16/05/2020 10:30
RB Leipzig x Freiburg
16/05/2020 10:30
Eintracht Frankfurt x Borussia Mönchengladbach
16/05/2020 13:30
Colônia x Mainz
17/05/2020 10:30
Union Berlin x Bayern de Munique
17/05/2020 13:00
Werder Bremen x Bayer Leverkusen
18/05/2020 15:30
Próxima RodadaVeja a Classificação!