Campeonato Alagoano de 2020 terá três fases e apenas 11 datas

CSA, CRB, ASA, Coruripe, CSE, Murici, Jaciobá e CEO estarão na luta pelo título estadual

por Agência Futebol Interior

Maceió, AL, 13 (AFI) - Após Conselho Arbitral realizado no Museu de Imagem e do Som, em Maceió, ficou definido o regulamento da próxima edição do Campeonato Alagoano, que começa em 22 de janeiro e termina em 26 de abril. CSA, CRB, ASA, Coruripe, CSE, Murici, Jaciobá e CEO são os clubes que lutarão pelo título estadual.

O formato da competição é bastante simples, o mesmo desta temporada. As oito equipes jogarão em turno único, todos contra todos. Após sete rodadas, os quatro primeiros avançam às semifinais, nas quais o líder enfrentará o quarto colocado, e o segundo pegará o terceiro. Por outro lado, o lanterna da primeira fase cairá para a Segunda Divisão Alagoana.

Cabe destacar que haverá diferença no critério de desempate nos mata-matas. Apesar de tanto semifinais e finais serem disputadas em dois jogos, a decisão do campeão sairá na disputa de pênaltis, caso haja empate no agregado após 180 minutos, enquanto os times de melhor campanha avançarão com igualdade no somatório da segunda fase.

CSA conquistou o título estadual de 2019 sobre o arquirrival CRB
CSA conquistou o título estadual de 2019 sobre o arquirrival CRB

VAGAS
Uma das principais novidades do regulamento diz respeito à distribuição das vagas em competições nacionais a que o Estado de Alagoas tem direito. De olho em 2021, o campeão vai garantir um lugar na Copa do Nordeste, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D, enquanto o vice seguirá apenas para a Copa do Brasil.

A segunda vaga na Copa do Nordeste ficará com o melhor clube alagoano no ranking de clubes da CBF. Este time, aliás, terá que disputar uma fase preliminar, antes do estágio de grupos. Além disso, o terceiro colocado do Estadual disputará um playoff com o campeão da Copa Alagoas para definir o terceiro representante do Estado na Copa do Brasil.

A Copa Alagoas será disputada por ASA, CEO, CSE, Coruripe, Jaciobá e Murici, entre 2 e 19 de janeiro, e dá uma vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2021 ao campeão. Os seis times jogarão em turno único, com os dois melhores avançando à decisão, que também só terá uma partida na casa do líder da fase classificatória.