De olho na retomada, clube do Paulistão agenda testes de covid para quinta-feira

O Água Santa irá testar atletas, integrantes da comissão técnica e demais colaboradores na própria Arena Inamar

por Agência Futebol Interior

Diadema, SP, 23 (AFI) - De olho na retomada dos treinos presenciais visando o retorno da disputa do Paulistão, o Água Santa agendou para a manhã da próxima quinta-feira (25) a primeira bateria de testes em atletas, integrantes da comissão técnica e demais colaboradores para detectar possíveis casos de coronavírus. Os exames serão realizados na própria Arena Inamar.

“Os exames serão feitos por pequenos grupos e em horários distintos. Não haverá acúmulo de pessoas no estádio. Faremos uma triagem para identificar possíveis contaminados e separá-los dos demais. Quem testar positivo para a COVID-19, não fará as avaliações físicas, inicialmente programadas para segunda e terça-feira, e nem retornará aos treinos no dia 1º de julho, data liberada pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para a volta dos treinamentos”, disse Arnildo Segundo, um dos médicos responsáveis pelo DM do Netuno.

De olho na retomada do Paulistão, Água Santa agenda testes de covid para quinta-feira
De olho na retomada do Paulistão, Água Santa agenda testes de covid para quinta-feira
De acordo com o médico, o clube irá realizar dois tipos de exames: o swab, que é feito com um cotonete especial e detecta a presença do vírus na hora do teste, e o de sorologia, realizado a partir da amostra de sangue para indicar se o paciente já teve contato com a doença. Os resultados deverão ficar prontos até segunda-feira da próxima semana (29).

“Além disso, no dia dos testes, vamos aplicar um questionário elaborado pela FPF e aferir a temperatura de todos. A pessoa que apresentar temperatura acima dos 37,5º C, não poderá nem entrar nas dependências do clube”, alertou.

MUNDO MUDOU
Para Diego Matheus, outro médico do Água Santa, apesar de todos os exames, jogadores e colaboradores terão que manter a obediência a todas as recomendações das autoridades sanitárias.

“O mundo mudou. Não podemos permitir que haja aglomerações em espaços fechados, ou seja, que vários atletas utilizem o vestiário ao mesmo tempo. Eles terão que chegar prontos para o treino e não vão poder tomar banho no clube. Não podemos correr o risco de registrar um número elevado de contaminados no elenco e ficar sem time para entrar em campo, quando o Campeonato Paulista voltar, por exemplo”.

Nos treinos, todos os espaços do estádio serão higienizados antes e depois das atividades, assim como os objetos: bolas, cones, colchonetes, etc. O clube, ainda, irá fornecer máscaras personalizadas e álcool em gel a todos os funcionários na entrada da Arena Inamar.

SITUAÇÃO NA TABELA
Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase do Paulistão, o Água Santa está na terceira colocação do Grupo A, com os mesmos dez pontos que o vice-líder Oeste. Apesar de depender só dele, o Netuno terá que brigar para se salvar do rebaixamento, afinal está na 14ª colocação geral, dois pontos na frente do Botafogo-SP, que tem oito e três da lanterna Ponte Preta, que sete.