ACREANO: Campeões dos turnos, Rio Branco e Galvez fazem a finalíssima

Os finalistas garantiram vaga em importantes torneios da temporada 2019: Copa Verde, Copa do Brasil e Brasileiro Série D

por Agência Futebol Interior

Rio Branco, AC, 07 (AFI) - Galvez ou Rio Branco. Uma dessas duas equipes vai levantar o troféu do título do Campeonato Acreano. O Imperador chegou na condição de campeão do Turno, enquanto o Estrelão do Norte venceu o Returno. A dupla empatou a ida por 2 a 2 e faz a volta nesta domingo, às 19h, no Florestão.

Como nenhuma das equipes tem a vantagem de jogar por dois resultados, isso significa que nova igualdade - independente do placar, já que também não há critério do gol marcado fora de casa - leva a disputa para as penalidades máximas. Por outro lado, caso uma equipe vença o jogo, ela será declarada campeã estadual de 2018.

ACREANO: Campeões dos turnos, Galvez e Rio Branco fazem a finalíssima
ACREANO: Campeões dos turnos, Galvez e Rio Branco fazem a finalíssima

AS CAMPANHAS
No Grupo B da Fase de Grupos do Turno, o Galvez somou sete pontos, ficando atrás do próprio Rio Branco, que somou 12. Nas semifinais, as duas equipes se enfrentaram - quem se deu melhor foi o Imperador, que venceu por 3 a 1. Na decisão, empate por 1 a 1 e vitória por 4 a 3 nos pênaltis diante do Atlético-AC.

Já na Fase de Grupos do Returno, as duas equipes seguiram na mesma chave. Novamente, o Estrelão ficou na liderança: nove pontos contra seis - na 3ª rodada, o Alvirrubro venceu por 3 a 2; já nas semifinais, passou após eliminar o Humaitá por 6 a 5 nos pênaltis depois do placar zerado no tempo normal. O rival na decisão foi o Atlético-AC, que eliminou o Gavião com um 2 a 1. Com um belo gol do meia Geovani, aos 30 segundos do segundo tempo, o time estrelado faturou a segunda parte do Estadual.

OS TIMES
O Galvez tem uma única dúvida para a partida. Chumbo, que é lateral-direito, e Tonho Cabañas, o qual é atacante, disputam uma vaga entre os onze titulares. O polivalente Ley está confirmado e será escalado na posição que sobrar, ou seja, caso Cabañas jogue, vai na ala; caso Chumbo entre, vai auxiliar o setor ofensivo.

O Rio Branco deve ir com a mesma escalação que venceu o segundo turno. A única dúvida, talvez, seja entre Renan e Cris como companheiros de zaga de Patrick. Dessa forma, o esquema 4-4-2 do técnico Jader de Andrade estará mantido.

O TORNEIO ATÉ AQUI!
Os campeões de cada turno, além de irem à final do Acreano, garantiram vaga em três importantes torneios da temporada 2019: Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D. Por outro lado, o São Francisco foi o lanterna no somatório das fases de grupos dos turnos e está rebaixado à segunda divisão local.

 
 
" />