Começa competição da CONMEBOL para base de clubes brasileiros

​A competição reúne 24 equipes tanto masculina como feminina e será disputada em Criciúma-SC

por Agência Futebol Interior

Criciúma, SC, 11 (AFI) - Começou nesta segunda-feira, 11, em Criciúma (SC), mais uma edição da Etapa Brasil da Liga de Desenvolvimento de Futebol, promovida pela CONMEBOL , com a organização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A competição acontece todos os anos nos dez países da América do Sul, para que após conhecidos todos os campeões nas categorias em disputa, seja realizado o Festival Sul-Americano da Juventude, um tipo de Copa Libertadores para o futebol de base do nosso Continente.

Além da supremacia continental, os três primeiros colocados do Sub 14 Feminino na fase Sul-Americana se qualificam para a Copa Disney, que reúne também os Campeões da América do Norte. A equipe paulista do Centro Olímpico é a atual Campeã das duas etapas!

O Conselho Técnico aconteceu no estádio Heriberto Huse e contou com todos os clubes participantes da Liga 2019 - Israel de Oliveira/Divulgação Liga 2019
O Conselho Técnico aconteceu no estádio Heriberto Huse e contou com todos os clubes participantes da Liga 2019

O primeiro evento da Liga de Desenvolvimento de Futebol foi realizado na noite desta segunda-feira, 11, no estádio Heriberto Hulse, do Criciúma, quando ocorreu a Reunião Técnica que decidiu detalhes para o início da competição

A Liga 2019 é disputada por três categorias, sendo duas no feminino e uma no masculino. No feminino jogam equipes com idades de Sub 14 e Sub 16. Já no masculino a idade é o Sub 13. Na Categoria Sub 14 Feminina estarão participando as equipes do Criciúma (SC), representante da cidade sede, além de Fluminense (RJ), Grêmio (RS), Internacional (RS), Chapecoense (SC), Centro Olímpico (SP), Juventude (RS), e Minas Brasília/ICESP (DF).

Na categoria Sub 16 Feminina os participantes são Fluminense (RJ), Vasco da Gama (RJ), Grêmio (RS), Internacional (RS), São Paulo (SP), Chapecoense, Audax/Tiger (SC) e Criciúma (SC).

Romeu de Castro é Supervisor de Futebol Feminino da CBF e Delegado da CONMEBOL - Israel de Oliveira/Divulgação Liga 2019
Romeu de Castro é Supervisor de Futebol Feminino da CBF e Delegado da CONMEBOL
Na Categoria Sub 13 Masculino vão se enfrentar as equipes do Fluminense (RJ), Corinthians (SP), Grêmio (RS), Internacional (RS), Avaí (SC), Figueirense (SC), Juventude (RS) e Criciúma (SC).

Todas as categorias, por terem oito equipes, são divididas em dois grupos com quatro equipes cada. Elas se enfrentam dentro do próprio grupo, classificando para a fase seguinte os dois melhores. Na segunda fase, a Semifinal, de acordo com os critérios de classificação, saem os dois finalistas em todas as categorias.

Os jogos começam nesta terça-feira, 12, com a primeira fase sendo disputada nos dias 12, 13 e 14 de novembro, ocupando simultaneamente três campos do Centro de Treinamentos do Criciúma, a partir das 9 horas da manhã. A segunda fase, ou semifinal, será disputada somente na sexta-feira, dia 15, e a Final no dia 16, sábado.

Todos os custos de hospedagem, transporte local e alimentação, durante todo o período da disputa da Liga, são cobertos pela CONMEBOL, como parte do programa de desenvolvimento da entidade máxima do futebol Sul Americano.