Ex-árbitra assistente do Quadro Estadual e Nacional é nova comentarista da ESPN Brasil

Renata Ruel foi contratada para substituir Sálvio Spínola, que trasnferiu-se para Globo

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 16 – O presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (SAFESP), Arthur Alves Júnior, parabeniza em nome de toda a Diretoria da entidade, a associada Renata Ruel Xavier de Brito pela nova profissão que começa a abraçar.

Após receber convite para assumir a função de comentarista de arbitragem da ESPN Brasil, Renata Ruel se desligou do Quadro Estadual de Árbitros e também do quadro Nacional para seguir em uma nova e desafiadora profissão. A partir de agora Renata é comentarista de arbitragem de um canal voltado para o esporte, em especial o futebol.

Renata Ruel é a nova comentarista de arbitragem da ESPN Brasil. Ela substitui Sálvio Spínola que foi para a Globo - ESPN Divulgação
Renata Ruel é a nova comentarista de arbitragem da ESPN Brasil. Ela substitui Sálvio Spínola que foi para a Globo

A nova funcionária da ESPN é também instrutora de arbitragem do SAFESP e uma das mais conhecedoras de regras entre os instrutores da entidade paulista de arbitragem. Formada pela Escola de Árbitros Flávio Iazzetti, da Federação Paulista de Futebol (FPF), Renata foi árbitra assistente da FPF e da CBF e já havia participado da programação da ESPN Brasil no final de abril. Agora contratada em definitivo, reforça o quadro de comentaristas da casa para, em suas palavras, trazer uma mistura de regra do jogo com a realidade dos árbitros. Ela assume a posição que era de Sálvio Spínola, contratado pelo Grupo Globo.

"A minha expectativa como comentarista é trazer o que a regra do jogo diz com a vivência do campo, demonstrando a realidade da arbitragem que vai além do livro de regras. Por trás de todo erro, há um porquê e um motivo. Quero trazer a realidade da vida do árbitro para o público que acompanha o futebol", afirmou Renata.

Formada em Administração pela PUC-SP e em Pedagogia pela Unimes, Renata é ainda pós-graduada em Finanças e possuiu MBA em Gestão do Esporte pela FIA-SP. Desligada das funções na arbitragem para trabalhar como comentarista, ela estreará no domingo, às 17h50, no programa “Futebol na veia”. Elogiada pelo homem forte do jornalismo da emissora, Renata ficou feliz ao tomar conhecimento da repercussão de sua contratação junto aos maiorais da ESPN Brasil

"Estamos muito felizes em ter a Renata em nosso time de comentaristas. Trata-se de uma profissional com grande bagagem e de muito conhecimento técnico. Ela chega para deixar nosso time ainda mais forte, com participações frequentes nas análises de arbitragem cada vez mais necessárias no futebol atual", afirmou João Palomino, vice-presidente de Jornalismo e Produção da ESPN no Brasil.