FUTEBOL FEMININO: Começa neste domingo a Liga de Desenvolvimento da Conmebol

24 equipes do País inteiro estarão disputando competições nas categorias Sub 14 e 16 Feminino e Sub 13 masculino

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 07 (AFI) – Começa neste domingo mais uma competição administrada pela Confederação Brasileira de Futebol, com recursos da Confederação da Sul-Americana de Futebol (Conmebol), sob a organização do Instituto Vincere, reconhecido no País por organizar eventos de grande porte. A Liga de Desenvolvimento, criada pela Conmebol para ter como foco as categorias Sub 14 e Sub 16 do futebol feminino e Sub 13 masculino, que pouco incentivo recebem nos países da América do Sul, é disputada com a intenção de fomentar o esporte nestas categorias e é realizada em duas fases. Na primeira, são definidos os clubes campeões de cada País, que se classificam para a fase continental, que será disputada em Luque, no Paraguai-PAR.

A primeira fase
Quase todos os países já possuem seus campeões para a segunda fase. No Brasil a competição começa neste domingo tendo como abertura o Curso de Aperfeiçoamento de Futebol de Base da Conmebol. Ele é oferecido aos 24 clubes participantes e terá como ministrantes o Instrutor da Conmebol Diego Guacci, que traz a experiência de anos na base do River Plate-ARG e Long Beach FC, da Califórnia-EUA. E também de Daniela Alves, ex-atleta da Seleção Brasileira principal e auxiliar técnica da Sub 20.

Liga de Desenvolvimento administrada pela Conmebol - Divulgação
Liga de Desenvolvimento administrada pela Conmebol

A bola começa a rolar somente na segunda-feira onde os 16 times femininos estarão divididos em duas categorias (Sub 14 e Sub 16) com dois grupos de quatro equipes cada. Somente os dois primeiros avançam para semifinal, que será disputada na sexta-feira, 14, e a final no sábado, dia 15. No masculino os oito clubes jogam da mesma forma que o feminino com a final acontecendo também no sábado, no período da tarde. As três primeiras rodadas estão marcadas para o CT Nipoon, em Arujá-SP. A semifinal e a final ainda não estão com os locais confirmados.

Prioritariamente focada nos clubes que precisam cumprir os critérios de licenciamento da CBF/Conmebol nos anos 2019/2020, a competição reúne alguns gigantes do futebol brasileiro, como Fluminense-RJ, Santos-SP, São Paulo-SP, Internacional-RS e Vitória-BA. O futebol paulista também está representado, com destaque para as equipes do Guarani-SP, Audax-SP e Juventus-SP.

 
 
" />