Congresso de cronistas esportivos é encerrado com sucesso em Brasília

Iniciado na quinta-feira, o Congresso contou com as palestras e debates de autoridades do esporte

por Agência Futebol Interior

Brasília, DF, 12 (AFI) - Foi encerrado nesse sábado, em Brasília-DF, o 44º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos e promovido pela ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos). O Congresso reuniu as principais associações de cronistas esportivos do país e contou com as presenças de várias personalidades do futebol brasileiro e sul-americano.

Iniciado na quinta-feira, o Congresso contou com as palestras e debates de autoridades como o paraguaio Gabriel Cazenave, presidente da AIPS América, Ernesto Ortiz Gomez, presidente da Associação Uruguaia de Cronistas Esportivos e de Gustavo Benitez, vice-presidente da Associação do Paraguai, assim como Gustavo Pessoa e Douglas Lunardi, dirigentes da CBF.

Preocupada com algumas limitações do trabalho da cronica esportiva, a ABRACE fez um debate importante com Gustavo Pessoa e Douglas Lunardi para que aconteça uma maior flexibilidade na movimentação dos repórteres, tendo havido muita manifestação dos presentes que reclamaram do excesso de exigências por parte da CBF em cima dos profissionais que fazem a cobertura dos jogos em todo o Brasil.

Alano Maia, Gustavo Benitez, Gabriel Cazenave, Kleiber Beltrão, Ernesto Gomez e Sérgio Carvalho
Alano Maia, Gustavo Benitez, Gabriel Cazenave, Kleiber Beltrão, Ernesto Gomez e Sérgio Carvalho

Ainda nesse congresso, foram aprovadas as contas do início da gestão de Kleiber Beltrão, bem como estão sendo discutidas mudanças estatutárias. Ficou definido, ainda, que em 2019 o Congresso será em Caldas Novas-GO e em 2020 em Macapá-AM.

PROJETO DE LEI GERAL DO ESPORTE MERECE VIGILÂNCIA DA CRÔNICA ESPORTIVA
Outro ponto importante debatido no Congresso foi a necessidade de movimentação da imprensa esportiva para fazer a vigilância sobre o projeto de mudanças na legislação esportiva e que poderá tirar das associações dos cronistas o credenciamento dos profissionais da imprensa, o que todos os presentes entenderam como absurdo e abusivo.

ACEISP PRESENTE NO CONGRESSO
A ACEISP (Associação dos Cronistas Esportivo do Interior de São Paulo) esteve presente com seu presidente Sérgio Carvalho e os diretores Artur Eugênio Mathias e Jaércio Barbosa.

"Foi outro congresso pontual, mas muito importante para discutirmos a valorização do cronista esportivo em um momento que o mercado está mudando muito, e que mídias tradicionais estão sendo substituídas por outras mídias e as entidades dirigentes precisam entender isso", comentou Artur Eugênio.

 
 
" />