Locutor esportivo Eder Luiz recebe título de Cidadão Mariliense

por Agência Futebol Interior

O autor destacou a importância do profissional para o município. “É uma honra poder homenagear uma pessoa tão renomada. Eder Luiz é uma pessoa muito simples que não perde suas raízes, elevando sempre o nome de Marília e de seus profissionais em suas entrevistas”, disse Nascimento.

Marília, SP, 18 (AFI) - Os vereadores da Câmara Municipal de Marília homenageiam na sexta-feira, com o título de Cidadão Mariliense, o locutor Eder Luiz (foto direita), um dos principais narradores esportivos do Brasil. A cerimônia de entrega acontece em sessão solene a ser realizada no Plenário da Câmara com início previsto para as 20h. O Decreto Legislativo 03/2009 que deu origem à homenagem é de autoria do vereador e presidente da Casa, Eduardo Nascimento.

O locutor nasceu na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo e aos 13 anos de idade ingressou no rádio como auxiliar técnico, na rádio Difusora de Santa Cruz AM. Ainda em sua cidade natal, após um ano, teve sua grande chance de estrear como locutor esportivo narrando um jogo do campeonato amador da região. Aos 16 anos, veio para Marília com os pais e trabalhou nas rádios Verinha AM, Clube AM e Itaipu FM, e foi em Marília que ele despontou para as grandes emissoras da capital paulista.A contratação pela rádio Bandeirantes AM, veio em 1983, onde permaneceu por 11 anos. Ali transmitiu as Copas do Mundo de Futebol dos anos de 1986, 1990 e 1994, os Jogos Olímpicos de Los Angeles, Seul e Barcelona. Além disso, transmitiu mais de 170 GPs de Fórmula 1, na época do auge do esporte no Brasil, alcançado com as vitórias de Nelson Piquet e Ayron Senna.



Em 1995, Eder Luiz realizou um de seus sonhos e montou a sua própria equipe esportiva na rádio Capital. Dois anos depois, trouxe uma nova linguagem para o radialismo esportivo, através da rádio Band, ao levar a cobertura dos jogos para a FM, aproveitando a qualidade do som para misturar criatividade, emoção e humor em uma proposta que elevou os índices de audiência da rádio. Lá, transmitiu a Copa do Mundo de 1998.Em 2000, ele e toda sua equipe foram para a emissora Transamérica FM, onde realizaram coberturas das Olimpíadas de Atenas e das copas do Mundo de 2002 e 2006.



A estreia no meio televisivo foi em 2003 pela Rede TV narrando o Campeonato Inglês e a Liga dos Campões. Um ano depois, estava na TV Bandeirantes e passou a narrar os campeonatos Espanhol e Italiano, época que estreou também o programa Vídeo Gol, idealizado e produzido por ele.No ano de 2005, o profissional foi contratado pela TV Record e narrou os principais campeonatos nacionais e internacionais. O programa Gol Futebol Arte estreou em 2008 pela Record News com curiosidades, estatísticas e debates sobre futebol.



Em dezembro do ano passado, o narrador assinou um contrato de cinco anos com a rádio Record de São Paulo juntamente com um acordo de fusão na transmissão do conteúdo esportivo com a Transamérica Pop São Paulo. Os trabalhos tiveram início em 4 de janeiro deste ano. Atualmente, Eder Luiz continua com sua equipe no comando do esporte da Transamérica, na Rede Record e na Record News, consolidando o gênero de transmissão esportiva.