Luto! Morre Duque, treinador que fez sucesso em grandes times do Brasil

Nos anos 60 e 70 ele dirigiu grandes clubes como Corinthians e Fluminense, mas passou por clubes baianos e pernambucanos

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 16 (AFI) – Faleceu neste domingo, no Rio de Janeiro, um dos treinadores mais badalados no futebol brasileiro nos anos 1960/70: Duque, que estava com 91 anos e que dirigiu times importantes como Corinthians e Fluminense-RJ.

Batizado Davi Ferreira, Duque nasceu em Belo Horizonte em 15 de maio de 1926 e foi um vigoroso zagueiro nas décadas de 1940/50 jogando no Cruzeiro-MG, Vasco-RJ, Canto do Rio-RJ e Fluminense-RJ e depois, ao encerrar a carreira, passou a ser um requisitado treinador.

Duque morreu aos 91 anos no Rio de Janeiro
Duque morreu aos 91 anos no Rio de Janeiro
Até os dias de hoje, Duque é tido como um dos melhores técnicos do futebol pernambucano, tendo conquistado vários títulos estaduais com as três equipes grandes de Recife: Náutico, Sport e Santa Cruz.

TREINADOR MACUMBEIRO...
Duque
também ficou famoso por pedir apoio a seus orixás antes de jogos importantes e seu estilo místico fez a imprensa chamá-lo de "treinador macumbeiro".

O sucesso nos times nordestinos abriu espaço para Duque nos grandes times do eixo Rio-São Paulo, tendo dirigido o Fluminense, tendo sido foi campeão carioca em 1973 e o Corinthians, onde teve ótima passagem.

No lendário título paulista de 1977, foi Duque quem montou a equipe do Corinthians, tendo dirigido vários jogos da equipe que terminou campeã paulista nas mãos do técnico Osvaldo Brandão. Duque foi demitido após o Corinthians perder de 3 a 0 para o Guarani, no Morumbi, na estreia do craque Palhinha.

TREINADOR DA INVASÃO CORINTIANA
NO MARACANÃ EM 1976

Ainda no Timão, era o Duque o treinador no histórico jogo contra o Fluminense, em 1976, na famosa invasão corintiana no Maracanã, pelas semifinais do Campeonato Brasileiro. O Corinthians venceu nos pênaltis, mas acabou perdendo a decisão do título para o Inter-RS.

Depois de dirigir importantes equipes brasileira, Duque foi ganhar dinheiro no Oriente Médio e foi um dos primeiros profissionais do Brasil a trabalhar em equipes da Arábia Saudita.

DUQUE FOI CAMPEÃO BRASILEIRO
ATÉ NO OLARIA

Em 1981, já quase encerrando a sua carreira, deu um título inédito ao Olaria-RJ, levando a modesta equipe do subúrbio carioca ao título de Campeão da Taça de Bronze do Campeonato Brasileiro, equivalente hoje a Série C.

Duque estava afastado do futebol fazia cerca de 30 anos, tendo fixado residência no Rio de Janeiro, onde tinha uma vida confortável e tranquila.