Argentina cria torneio e libera futebol no país após sete meses

Novo torneio terá 24 clubes e definirá classificados para a Libertadores e Sul-americana

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 15 (AFI) - A Argentina já recebeu jogos da Libertadores desde a paralisação, em março, por conta da pandemia de Covid-19. Em 30 de outubro, no entanto, o futebol local retomará as partidas, definiu o Governo da Argentina.

E para decidir os classificados para a Libertadores e para a Sul-americana, a Liga Profissional de Futebol criou um novo torneio, a Copa Liga Profissional que contará com os 24 clubes da primeira divisão nacional. Boca Juniors, River Plate, Racing e Argentinos Juniors já estão garantidos na Liberta. Ou seja, o novo torneio definirá o último classificado.

Essa competição nada tem a ver com o Campeonato Argentino e muito menos contará pontos para a disputa nacional. O último Campeonato Argentino teve o Boca Juniors como campeão em 7 de março. A Copa da Superliga foi cancelada após ter sido disputada apenas uma rodada.

Futebol liberado. (Foto: Divulgação/Governo da Argentina)
Futebol liberado. (Foto: Divulgação/Governo da Argentina)
REGULAMENTO:

Os 24 clubes da Copa Liga Profissional serão divididos em seis grupos com quatro times cada. Serão jogos de ida e volta dentro das próprias chaves. Os dois melhores colocadas de cada grupo seguirão em frente. Os 12 classificados formarão dois grupos em turno único. Os líderes farão a final.

Já os 12 clubes que terminarão a primeira fase em terceiro e quarto lugares disputarão a vaga da Sul-americana nos mesmos moldes.