Parou? Terminou? Quando volta? Veja a situação dos campeonatos de futebol pelo mundo

Enquanto o Brasil ainda não tem uma data oficial para o retorno, outros países já se organizam para recomeçar a temporada

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 22 (AFI) – Aos poucos, o mundo do futebol vai retornando e alguns dos campeonatos mais importantes do mundo já têm data definida para a bola voltar a rolar.

O Brasil ainda não definiu o retorno, e deve ter divergências já que são 27 campeonatos estaduais diferentes para serem definidos.

No entanto, outros países, especialmente na Ásia e na Europa já voltam a ter jogos disputados. A grande maioria deve mesmo acontecer sem presença de público.

Confira aqui as datas de retorno do futebol pelo mundo:

NÃO PARARAM: Bielorrússia, Taiwan e Nicarágua
A Nicarágua encerrou a temporada normalmente e já não tem mais partidas desde o dia 9/05. A Bielorrússia foi o único país europeu que seguiu com a disputa e ainda têm jogos sendo disputados, com apenas algumas exceções de partidas adiadas. O mesmo ocorre em Taiwan.

08/05: Coreia do Sul
A Coreia do Sul foi o primeiro país a retomar o campeonato de futebol em meio à pandemia. No entanto, a temporada passada já tinha sido encerrada e as partidas marcaram o início de um novo campeonato.

A Alemanha será o primeiro país do alto escalão do futebol a contar com o retorno das partidas
A Alemanha será o primeiro país do alto escalão do futebol a contar com o retorno das partidas

16/05: Alemanha
O primeiro campeonato do grande escalão mundial a recomeçar foi o Alemão que reiniciou na 26ª rodada.

19/05: Costa Rica e Estônia

20/05: Sérvia

23/05: Armênia, República Tcheca e Hungria

28/05: Dinamarca

29/05: Polônia

30/05: Croácia, Israel e Ucrânia

01/06: Finlândia

02/06: Áustria
O Campeonato Austríaco retorna em 2 de junho, mas a final da Copa da Áustria está prevista para 29 de maio.

03/06: Portugal
Após liberação do governo português, o retorno do campeonato nacional estava marcado para o dia 4 de junho. Posteriormente, a data foi antecipada para o dia anterior.

05/06: Bulgária

06/06: Grécia

08/06: Espanha
O governo espanhol autorizou o retorno e antecipou a data após os casos de coronavírus diminuírem no país. A Espanha foi um dos países mais afetados pela pandemia em toda a Europa.

12/06: Inglaterra e Turquia (a confirmar)
As datas ainda não estão confirmadas, mas são prováveis. Duas das principais ligas do mundo, elas devem anunciar a data oficialmente nos próximos dias.

14/06: Suécia

16/06: Noruega

21/06: Rússia
A Federação Russa informou, através das redes sociais, que o futebol no país voltará em 21 de junho. O campeonato está parado desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. Os jogos não terão torcida, mas a Federação local autorizou a realização de cinco substituições.

24/06: China (a confirmar)
O Campeonato Chinês pode começar em 24 de junho, segundo informação da imprensa estatal do país. Mas vai depender dos números de casos da pandemia do coronavírus.

CAMPEONATO ENCERRADOS
Algumas competições optaram por terminara a temporada. São os casos de países como França, Holanda, Bélgica, Chipre, Escócia e México. A decisão, no entanto, ainda pode ser revertida na Justiça, já que nem todos os times se mostraram satisfeitos e prometem recorrer da decisão.

Na África, Camarões, Congo, República do Congo, Ilhas Maurício, Burkina Faso, Guiné, Quênia, Angola, Libéria, Niger e Etiópia adotaram a mesma medida e declaram as competições nacionais encerradas.