Austrália decide continuar campeonato nacional de futebol apesar de pandemia

A entidade continuará avaliando as condições de jogo junto aos protocolos estabelecidos pelo governo do país

por Agência Estado

Campinas, SP, 22 - A Federação Australiana de Futebol (FFA, da sigla em inglês) anunciou neste domingo a decisão pela continuidade do Campeonato Australiano em meio à pandemia do novo coronavírus. As partidas da competição vêm sendo realizadas de portões fechados. A entidade continuará avaliando as condições de jogo junto aos protocolos estabelecidos pelo governo do país.

Em nota, o CEO da FFA, James Johnson, disse se importar com as condições dos atletas, independentemente da medidas que sejam necessárias.

"A saúde e o bem-estar dos jogadores continuam a ser nossa principal prioridade e não teremos medo de tomar decisões para garantir isso, por mais difíceis que sejam."

Além disso, Johnson garantiu avaliar constantemente a situação e que as futuras decisões serão tomadas junto às autoridades e protocolos de saúde pública estabelecidos por médicos.

"Ficamos muito confortáveis em tomar a decisão inicial de permitir que as ligas continuem com medidas adicionais em vigor (no caso, com os portões fechados) e trabalhamos em vários cenários para facilitar a conclusão da temporada da Liga A", disse.

"No entanto, não temos ilusões quanto à fluidez dessa situação, e assim permaneceremos ágeis e receptivos aos desafios que essa pandemia traz", continuou o dirigente. "Estamos avaliando continuamente nossa posição com base nas diretrizes e conselhos mais recentes do governo e do diretor médico e em consulta com nosso Comitê de Trabalho Nacional covid-19."

O anúncio segue a decisão da FFA da semana passada de suspender todo o futebol de base até 14 de abril de 2020. Na principal categoria do esporte no país, jogos foram realizados na última sexta-feira e no sábado, apesar dos compromissos de domingo terem sido adiados. Desta segunda-feira, Newcastle United Jets x Melbourne City FC continua confirmado até o momento, enquanto Perth Gory x Western United FC foi postergado.