UEFA libera substituição extra feita na prorrogação em competições europeias

Entre elas, está a permissão a uma quarta substituição de jogadores se a partida for para a prorrogação

por Agência Estado

São Paulo, SP, 05 - Em acordo com as diretrizes da International Board, a UEFA comunicou nesta quinta-feira que alterou algumas regras que estarão vigentes nas competições europeias durante a próxima temporada. Entre elas, está a permissão a uma quarta substituição de jogadores se a partida for para a prorrogação, mesmo se menos de três alterações tiverem sido feitas no tempo regulamentar.

A novidade vale tanto para torneios de clubes, como Liga dos Campeões, Liga dos Campeões Feminina, Liga Europa e Supercopa da UEFA, quanto de seleções, que passarão a jogar a Liga das Nações na próxima temporada. Para competições de base, cinco substituições serão permitidas ao longo dos 90 minutos, mas desde que aconteçam durante três paralisações do tempo regulamentar - uma quarta pausa para alteração extra na prorrogação também será legal.

UEFA libera substituição extra feita na prorrogação em competições europeias
UEFA libera substituição extra feita na prorrogação em competições europeias
Times que disputarem a Liga dos Campeões da Europa e a Liga Europa só poderão contar com sete jogadores no banco de reserva, com exceção das finais desses torneios, disputadas em jogo único, quando 12 suplentes serão permitidos - esse número maior vale para a Supercopa da UEFA, que também acontece em uma partida.

Quanto à comunicação eletrônica e ao uso de aparelhos de tecnologia, como smartphones e tablets, a UEFA permitirá para membros da comissão técnica, que deverão utilizá-los apenas se "relacionados ao bem-estar e à segurança dos jogadores ou para questões táticas e de instrução", portanto assistir a replays de lances polêmicos está descartado. Quem desrespeitar a norma pode ser expulso da área técnica.