Vasco da Gama estreia na elite com derrota de virada na África do Sul

Homônimo do clube carioca jamais havia atuado na elite sul-africana

por Vinicius Fernandes Batista

Rio de Janeiro, RJ, 28 (AFI) - Começou nesta sexta-feira, com rodada dupla no Cape Town Stadium, a edição 2010/2011 da "Premier Soccer League", a primeira divisão da África do Sul, país-sede da última Copa do Mundo.

Na partida de abertura, o Vasco da Gama perdeu de virada para o Orlando Pirates. O jogo marcou a estreia do Club Recreativo Vasco da Gama, totalmente inspirado no seu homônimo do Rio de Janeiro, mas que só conta com atletas sul-africanos, na elite do futebol local, desde a fundação da liga, em 1996.

E o início foi animador, pois Zuma abriu o marcador aos 22 minutos. No entanto, ainda no primeiro tempo, Lekgwathi empatou, aos 32. E Chansa, aos 23 minutos da etapa final, fez o gol que selou a derrota dos vascaínos.

No outro jogo do dia, o Ajax Cape Town fez 2 a 0 no Bloemfontein Celtic, com gols de Severo, aos 35 minutos do primeiro tempo, e Evans, de pênalti, aos 45 minutos do segundo tempo.

A rodada prossegue neste sábado, com Bidvest Wits x SuperSport United, Free State Stars x Santos, Kaizer Chiefs x Lamontville Golden Arrows e Sundowns x Moroka Swallows.

AmaZulu x Maritzburg United e Mpumalanga Black Aces x Platinum Stars encerram a rodada no domingo.

Portanto são 16 clubes jogando entre si, em turno e returno, e quem somar mais pontos após as 30 rodadas fica com o título. O SuperSport United é o atual tricampeão nacional.