Mister Dérbi, Carrossel Caipira, Kaká e Seleção. Relembre os feitos de Vadão!

Vítima de câncer, Oswaldo Alvarez faleceu no início da tarde desta segunda-feira em São Paulo

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 25 (AFI) - A notícia de que Oswaldo Alvarez, o Vadão, faleceu no início da tarde desta segunda-feira deixou o futebol brasileiro em luto. Aos 63 anos, o treinador lutava contra um câncer no fígado.

Ao todo, Vadão comandou 16 times do futebol brasileiro: Mogi Mirim, Guarani, Araçatuba, XV de Piracicaba, Matonense, Athletico-PR, Corinthians, São Paulo, Ponte Preta, Bahia, Vitória, Goiás, São Caetano, Portuguesa, Sport e Criciúma.

Como uma forma de homenagem para esse histórico treinador do futebol brasileiro, o Portal Futebol Interior listou alguns feitos marcantes de Vadão durante sua vitoriosa carreira.

1) CARROSSEL CAIPIRA
Logo em seu primeiro trabalho como treinador, Oswaldo Alvarez mostrou ser diferenciado. Comandando o Mogi Mirim no início dos anos 90, Vadão foi responsável por montar o famoso "Carrossel Caipira".

Comandando jogadores como Rivaldo, Leto, Válber e Capone, Vadão se inspirou no esquema tático utilizando pela seleção holandesa na Copa da Alemanha de 1974.

Oswaldo Alvarez fez história pelo Guarani e outros clubes brasileiros
Oswaldo Alvarez fez história pelo Guarani e outros clubes brasileiros

2) REVELAÇÃO DE KAKÁ
Depois de uma passagem pelo Corinthians, o treinador acabou acertando com o São Paulo em 2001 e ficou marcado principalmente por ter revelado o meia Kaká, que mais tarde seria eleito o melhor jogador do mundo defendendo o Milan-ITA.

Além de ter sido o responsável por revelar Kaká, Vadão também conquistou o Torneio Rio-São Paulo ao bater o Botafogo na grande final.

3) FEZ HISTÓRIA NO FUTEBOL CAMPINEIRO
A história de Vadão está ligada diretamente ao futebol campineiro, com boas passagens pelos dois clubes. Ele é o terceiro treinador que mais comandou o Guarani (204 partidas em cinco passagens) e teve quatro passagens pela Ponte Preta.

Oswaldo Alvarez ficou conhecido por jamais ter perdido o clássico campineiro, ganhando o apelido de "Mister Dérbi". Foram nove dérbis por Guarani (5) e Ponte Preta (4), com cinco vitórias e quatro empates.

4) ÚNICA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
O curioso é que Vadão teve apenas uma experiência fora do país. Em 2005, o treinador realizava um grande trabalho na Ponte Preta no Campeonato Brasileiro e acabou recebendo uma proposta do Tokyo Verdy, do Japão. Foram 16 partidas no clube asiático.

5) IMPORTANTE NO ATHLETICO-PR

Entrou para a história do Athletico-PR ao levar o clube pela primeira vez à Copa Libertadores com o título do Torneio Seletivo em 2000. Foi com Vadão que o elenco que conquistaria o Brasileirão de 2001 começou a ser montado.

6) SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA
Oswaldo Alvarez teve duas passagens pela Seleção Brasileira Feminina (2014/2016 e 2017/2019). Foram alguns títulos conquistados, como o bi da Copa América (2014 e 2018), o bi do Torneio Internacional de Futebol Feminino (2014 e 2015) e os jogos Pan-Americanos de 2015.

Em 2016, Vadão acabou sendo eleito pela FIFA como o sexto melhor treinador do mundo no futebol feminino.