FPF-PE define Campeonato Pernambucano Sub-20 e da Série A2

Torcedores pernambucanos já tem datas para acompanhar os seus clubes no estadual de base e da segunda divisão

por Victor Cavalcanti

Recife, PE, 6 (AFI) - Os últimos dias foram cheios de definições para os pernambucanos. Após algumas semanas de espera, a FPF-PE definiu duas modalidades do estadual. O torneio Sub-20 do Campeonato Pernambucano iniciará em Agosto e contará com 16 times. Eles estarão divididos em quatro grupos. Esta será a maior edição realizada do certame nos últimos anos.

Além dele, a Série A2, segunda divisão local, teve a sua tabela e regulamento divulgados. Após semanas de indefinição e nove excluídos, a segundinha ficou composta de oito equipes. Elas jogarão entre si, em turno único, buscando a classificação para as fases finais. Dentre os participantes, Retrô, Decisão e Ipojuca buscarão um acesso inédito.

Confira abaixo os detalhes apurados pelo Portal Futebol Interior de ambas as competições!

Clubes estiveram presentes nas reuniões do Campeonato Pernambucano Sub-20 e Série A2 (Foto: Divulgação/Twitter @fpfpe) - Divulgação/Twitter @fpfpe
Clubes estiveram presentes nas reuniões do Campeonato Pernambucano Sub-20 e Série A2 (Foto: Divulgação/Twitter @fpfpe)

CAMPEONATO PERNAMBUCANO SÉRIE A2

Com formato de disputa já definido, o Pernambucano da Série A2 contará com oito clubes. São eles: 1° de Maio, Centro Limoeirense, Decisão, Íbis, Ipojuca, Porto, Retrô e Vera Cruz. Rebaixados da Série A1 em 2018, os rivais Pesqueira e Belo Jardim acabaram ficando de fora. Na edição de 2019, dois acessos voltam a ser concedidos no certame. Estes estão reservados aos finalistas.

A fórmula de disputa foi definida em quatro fases. Nelas, as três primeiras serão disputadas em grupos e turnos únicos. De início, as oito equipes terão sete rodadas para brigar por seis vagas na segunda fase, um hexagonal. Os classificados, então, jogarão novamente entre si, em cinco jogos, buscando quatro vagas, num quadrangular.

O quadrangular, por sua vez, definirá quem subirá e quem bate na trave. Novamente, em turno único. Desta vez, serão apenas três rodadas. Nelas, os quatro sobreviventes brigarão pelas duas primeiras posições. Os dois primeiros classificados garantem o acesso à Série A1 de 2020 e disputam a final. O vencedor da final, em dois jogos, será declarado campeão.

Nove clubes foram excluídos do Campeonato Pernambucano Série A2 (Foto: Reprodução/FPF-PE) - Reprodução/FPF-PE
Nove clubes foram excluídos do Campeonato Pernambucano Série A2 (Foto: Reprodução/FPF-PE)

PRIMEIRA RODADA

A primeira rodada da Série A2 de Pernambuco está marcada para os dias 27 e 28 de Julho. No jogo inaugural da competição, o Íbis recebe o 1° de Maio no Ademir Cunha. O duelo ocorre às 16h do dia 27, um sábado. No domingo, mais três partidas serão realizadas, todas elas às 15h.

Na Arena de Peranambuco, o Vera Cruz recebe o estreante Retrô FC Brasil. Em Caruaru, no Lacerdão, o Ipojuca visitará o Porto. Enquanto isso, no Arturzão, em Bonito, o Decisão Bonito receberá o Centro Limoeirense. Há a expectativa de bons confrontos em todos os duelos. Muitos deles, inclusive, protagonizados por esquadras as quais bateram na trave nos últimos anos.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO SUB-20

Ainda com algumas indefinições, o Pernambucano Sub-20 recebeu atualizações importantes. Durante a semana, foram divulgados os participantes e formato de disputa. Com 16 times divididos em quatro chaves (listadas abaixo), o torneio também terá quatro fases. Duas delas serão de grupos e duas serão de mata-mata. Será a maior edição dos últimos anos.

Reunião do Campeonato Pernambucano Sub-20 contou com a presença de 16 clubes (Foto: Divulgação/FPF-PE) - Divulgação/FPF-PE
Reunião do Campeonato Pernambucano Sub-20 contou com a presença de 16 clubes (Foto: Divulgação/FPF-PE)

SISTEMA DE DISPUTA

Na primeira fase, os quatro quadrangulares contarão com jogos de ida e volta. Os integrantes deles brigarão pelas duas primeiras posições. Caso fiquem em primeiro ou segundo lugar, serão realocados em novos grupos com quatro equipes. O regulamento é idêntico: ida e volta, com os dois melhores classificando, desta vez às semifinais.

Nas semifinais, cruzamento olímpico. Os times disputam duas vagas na grande decisão também em dois jogos. A situação se repete na final, onde quem levar a melhor em dois encontros será decretado campeão. Vencedor do torneio em 2018 e tradicional na base, o Porto é cotado como um dos favoritos. O Gavião estará no Grupo B, ao lado de Náutico, Central e Ferroviário.

GRUPOS

Confira abaixo os grupos do Campeonato Pernambucano Sub-20:

Grupo A: Salgueiro (Salgueiro), Petrolina (Petrolina), Serrano (Serra Talhada) e Ypiranga (Santa Cruz do Capibaribe)

Grupo B: Náutico (Recife), Porto (Caruaru), Central (Caruaru) e Ferroviário (Cabo de Santo Agostinho)

Grupo C: Santa Cruz (Recife), Cabense (Cabo de Santo Agostinho), Ipojuca (Ipojuca) e Barreiros (Barreiros)

Grupo D: Sport (Recife), América (Recife), Atlético Pernambucano (Carpina) e Vitória das Tabocas (Vitória de Santo Antão)

Tabela e regulamento completo da competição devem ser divulgados nas próximas semanas. O início está previsto para Agosto.