Empresas investigam clubes de futebol antes de fechar patrocínios

"É um mercado que vem crescendo rapidamente no Brasil tanto em relação aos clubes como em relação aos potenciais investidores"

por Agência Estado

Campinas, SP, 14 - Quando o Palmeiras contratou uma empresa para investigar uma possível interferência externa na arbitragem na final do Campeonato Paulista contra o Corinthians no ano passado, os clubes brasileiros descobriram um segmento de mercado ainda novo no Brasil.

Empresas investigam a veracidade de informações, como uma checagem de antecedentes, realizam estudos de riscos empresariais e oferecem serviços de inteligência também na área esportiva.

Um ano e meio depois da final do Paulistão de 2018, a procura se diversificou. Patrocinadores procuram empresas especializadas para entender os riscos de um investimento em determinado clube de futebol, descobrir eventuais ligações políticas dos dirigentes e avaliar o impacto das eleições na gestão das agremiações.

GESTÃO EM CLUBES

Especialistas ouvidos pelo Estado afirmam que vem aumentando a procura por empresas de investigação, mas não existem dados consolidados. As principais preocupações se referem à falta de profissionalização na gestão dos clubes e eventuais ligações políticas dos dirigentes.

"É um mercado que vem crescendo rapidamente no Brasil tanto em relação aos clubes como em relação aos potenciais investidores. Os clubes estão amadurecendo e aperfeiçoando suas formas de governança", afirma Ian Cook, diretor da Kroll em São Paulo e responsável pelo atendimento ao segmento esportivo no Brasil.

A empresa realiza trabalhos de levantamento de informações para clubes e investidores em novos projetos no futebol, como a negociação com novos parceiros ou patrocinadores.

O INVERSO OCORRE NA EUROPA

Na Europa, também existe grande preocupação no sentido inverso: clubes querem conhecer melhor a reputação de fornecedores e patrocinadores.

Ian relata o caso de um grande clube do Campeonato Inglês (o nome não pode ser revelado) que queria conhecer a reputação de um fornecedor de material esportivo.

A investigação, que incluiu uma visita à fábrica da China, mostrou que a empresa não teria de condições de oferecer o que estava propondo.

CORRUPÇÃO

Na opinião do especialista, o mercado esportivo brasileiro também sofre influência dos escândalos de corrupção identificados pela operação Lava Jato, conjunto de investigações da Polícia Federal que apura esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina.

"A operação Lava Jato mudou o ecossistema empresarial do Brasil como um todo. O esporte acaba sendo influenciado de forma indireta, mas o sistema como um todo mudou", explica Ian Cook.