TAÇA FARES LOPES: Caucaia vence Ferroviário e dá importante passo rumo ao título

Quem vencer o torneio estadual cearense garante uma vaga na Copa do Brasil da próxima temporada

por Rivail Oliveira

Fortaleza, CE, 01 (AFI) - Na noite de quarta-feira, no Estádio Arena Castelão, o Caucaia conquistou uma grande vitória de 1 a 0 sobre o Ferroviário, atual campeão brasileiro da Série D, na primeira final da Taça Fares Lopes. O segundo torneio mais importante do Ceará dá vaga para a Copa do Brasil de 2019 ao campeão.

O Tricolor Metropolitano, comandado por Washington Luiz, soube suportar a pressão feita pelo Tubarão da Barra. Além disso, usou muito bem os contragolpes, tendo duas grandes chances de ampliar ainda mais a vantagem contra o time do técnico Marcelo Villar.

Com esse resultado, o Caucaia, que tem apenas 14 anos de vida e já jogava por dois empates, entra em campo na finalíssima, domingo que vem, no Estádio Presidente Vargas, às 16h, podendo até perder por um gol para ser campeão. O Ferroviário precisa vencer por dois tentos para ficar com a taça.

FERRÃO VAI PRA CIMA
Como se esperava, precisando ganhar para inverter a vantagem, o Ferroviário foi com tudo no primeiro tempo. Com 25 segundos e depois, aos dois minutos, Edson Carius perdeu boas chances. Aos 14, Janeudo cruzou e Carius quase marcou. A Raposa Metropolitana chegou aos 18 com Ciel, mas o goleiro Gleibson apareceu bem.

O Caucaia tentou ainda aos 20 e 22, com Netinho e Diego Silva. O Ferrão insistiu com uma cabeçada de Carius, aos 24. Thiaguinho perdeu um bom contragolpe para o Caucaia, aos 30. Aos 38, novo cruzamento e Carius perdeu o gol para o Tubarão. Assim, os times desceram para os vestiários zerados.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
TUBARÃO PRESSIONA, MAS RAPOSA DEFINE
O “filme” do primeiro tempo se repetiu no segundo. Abusando dos cruzamentos na área, o Ferrão tentava aproveitar a presença de Carius - ainda apostou nas jogadas de velocidade contra a bem postada defesa do Caucaia. O time visitante se mostrou mais eficiente no contra-ataque, contando com a categoria e experiência de Ciel mais à frente.

Aos três minutos, Lucas Mendes cruzou, mas Carius não aproveitou. O Caucaia respondeu aos quatro, com Ciel, em bela testada defendida por Gleibson. Depois disso o Ferroviário, que mudou três vezes com 20 minutos, seguiu tentando: aos cinco e seis, com Carius, que acertou o travessão do bom goleiro Rafael, do Caucaia; e aos 20, em tiro de Diogo Peixoto.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Com muita eficiência, a Raposa Metropolitana abriu o placar aos 26 minutos. Ciel cobrou uma falta de forma sorrateira, a bola enganou Gleibson, que espalmou para a cabeçada fulminante do menino Vanderlan, criado no futebol do subúrbio de Caucaia. Nos 15 minutos finais, o Ferrão partiu para o desespero.

A equipe mandante até criou boas chances, com Valdeci, aos 38; Jean, aos 43; e Vandeci, livre, aos 44, parando em bela saída de Rafael. Por outro lado, o Caucaia teve duas chances de ouro para ampliar a vantagem: aos 36, com Diego Silva, e aos 47, com Vanderlan.

Ferroviário 0 x 1 Caucaia

Taça Fares Lopes 2018 - Final - 1º jogo
Local: Arena Castelão, Fortaleza
Data: 31/10/2018 - 20h
Árbitro: César Magalhães; assistentes: Nailton Oliveira e Jailson Albano
Cartões amarelos: Gleidson, Da Silva (Ferroviário), Carlão, Lincoln (Caucaia)
Gols: Vanderlan aos 26, 2ºT (Caucaia)

Escalações
Ferroviário -Gleibson; Lucas Mendes. Da Silva, André Lima e Ítalo (Isac); Mazinho, Tono Galego (Valdeci), Gleidson e Janeudo; Edson Carius e Diogo Peixoto (Jean). Técnico: Marcelo Villar

Caucaia - Rafael; Talisson, Olavio , Luis Gustavo e Elves; Lincoln, Diego Silva, Carlão, Netinho (Vanderlan); Tiaguinho (Ceará) e Ciel (Moré). Técnico: Washington Luiz dos Santos

 
 
" />