Cruzeiro-RS inaugura um novo modo de fazer e jogar futebol

Clube vai lançar game de gestão compartilhada, da escalação ao preço dos ingressos

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 09 (AFI) - O Esporte Clube Cruzeiro está se reinventando. Com 105 anos de história, o clube gaúcho está prestes a revolucionar a forma de fazer, administrar e jogar futebol. Primeiro, o clube vai se capitalizar por meio de criptomoeda em uma plataforma blockchain. Depois, vai lançar um game que vai permitir aos investidores e apoiadores comandarem o time, tomando decisões nos âmbitos administrativo e esportivo - dos investimentos à escalação.

O Cruzeiro Open Source (CROS) (www.cruzeirothegame.com) é um software que permite a interação e o acompanhamento da rotina do clube pelos seus assinantes. Funcionará como um game, no qual os participantes decidirão a vida real do time: escalação, contratações, acordos comerciais, preço dos ingressos e até design dos uniformes. Os treinadores vão interagir e trocar ideias com os assinantes dentro do próprio software, atuando como gerentes executivos das decisões compartilhadas.

A alta gestão do clube permanecerá com a direção eleita. Conduzido há décadas no amor, o Cruzeiro não tem um dono; vive para a comunidade e para seus associados, e a direção atual vê no CROS um caminho para continuar este projeto centenário. A administração assumiu o compromisso de manter o CROS operante bem sucedido.

(Foto: Walter Rosa)
(Foto: Walter Rosa)

"A intenção é criar uma relação próxima com sua comunidade, em Cachoeirinha, ao mesmo tempo reunindo interessados do mundo inteiro que desejem participar da indústria esportiva e ajudar a capacitar profissionais", observa Paulo Antonio Doering, presidente do conselho do Cruzeiro.

O primeiro passo neste caminho inédito de virtualização completa do Cruzeiro é o financiamento, e o investimento será captado via blockchain. O ICO (initial coin offer) do clube está previsto para o segundo semestre deste ano. Trata-se da emissão de uma moeda virtual (token) para se financiar no mercado de criptomoedas. A operação será viabilizada pela Iconic (www.joiniconic.com) Fundada por três gaúchos em Porto Alegre, a Iconic é um ambiente para o financiamento de negócios e projetos por meio da oferta de ativos usando a tecnologia blockchain.

(Foto: Walter Rosa)
(Foto: Walter Rosa)