Tradicional estádio do noroeste paulista completa 37 anos

O estádio Pedro Marin Berbel viu o Bandeirante ser campeão da Segunda Divisão e recebeu os mais tradicionais do futebol paulista

por Federação Paulista (FPF)

Birigui, SP, 03 (AFI) - Há exatos 37 anos, a cidade de Birigui estava em festa. Isso porque em 3 de junho de 1983 era inaugurado o estádio Pedro Marin Berbel, casa do Bandeirante Esporte Clube. Em um duelo tricolor em sua primeira partida, o time da casa levou a melhor sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, vencendo por 2 a 1.

Fundado em 1923, o Bandeirante esteve presente na Segunda Divisão de 1948. Participou também em 1950 e 1952, mas apenas a partir de 1963 passou, de fato, a ter participações mais recorrentes. O time mandava seus jogos no estádio Roberto Clarck, mas trocou de casa com a inauguração do novo estádio, que teve sua construção iniciada em 1982, com capacidade estimada na época para 18 mil pessoas.

O nome foi uma forma de homenagear o ex-prefeito da cidade de Birigui, grande incentivador da construção do novo estádio. Pedro Marin Berbel (foto ao lado) comandou a cidade entre 1977 e 1982, retornando para um novo mandato entre 1989 e 1992. Aos 79 anos, ele faleceu em 4 de outubro de 1998.

 Há 37 anos, Birigui inaugurava estádio Pedro Marin Berbel
Há 37 anos, Birigui inaugurava estádio Pedro Marin Berbel
Logo em seu primeiro ano mandando os jogos no Pedrão, o Bandeirante quase conseguiu o acesso para a elite, mas acabou ficando em terceiro lugar no quadrangular que consagrou o XV de Piracicaba como campeão.

O estádio Pedro Marin Berbel viveu o seu grande dia em 14 de fevereiro de 1987. Com vitória de 2 a 0 sobre o União Barbarense, o Bandeirante conquistou o título da temporada de 1986 da Segunda Divisão (atual Série A2). No dia 22 do mês seguinte, o estádio recebia pela primeira vez um jogo da elite do Campeonato Paulista, com o Palmeiras indo até Birigui e empatando em 1 a 1. Apesar dos esforços, o time acabou sendo rebaixado.

Em 2001, o Bandeirante conquistou o título da Copa Coca-Cola (equivalente a Copa Paulista) diante do União Barbarense. Embora o jogo decisivo tenha sido disputado fora de casa, a vitória por 2 a 0 no Pedro Marin Berbel no jogo de ida foi fundamental para a conquista de 2 a 1 no agregado.

ROCKGOL EM BIRIGUI?
Uma das grandes lendas entre os jovens dos anos 2000 envolvendo a cidade de Birigui foi a disputa do Rockgol, torneio que reunia músicos e era promovido pela MTV. Isso porque o narrador Paulo Bonfá e o comentarista Marco Bianchi afirmavam que os jogos eram disputados na MTV Sports Arena, localizada na cidade do noroeste paulista.

Essa, porém, era apenas mais uma piada dos comandantes das transmissões. A MTV Sports Arena de Birigui nunca existiu e os jogos, na verdade, aconteceram em São Paulo e Rio de Janeiro.