Tradicional estádio no interior paulista completa 32 anos de história

O Estádio Hermínio Ometto foi onde Rogério Ceni marcou seu primeiro gol

por Federação Paulista (FPF)

Araras, SP, 18 (AFI) - Sensação do futebol paulista nos anos 1990, o União São João de Araras era sinônimo de boa estrutura. Um dos motivos é o estádio Dr. Hermínio Ometto, inaugurado no dia 18 de maio de 1988.

Local do primeiro gol de Rogério Ceni, o estádio ararense também já foi casa do Corinthians e teve o dono conquistando duas taças no mesmo dia. Veja abaixo alguns dos momentos marcantes do estádio:

A partida inaugural do Hermínio Ometto foi entre União São João e Botafogo. Celso Luiz teve a honra de marcar o primeiro gol da nova casa unionista, mas Gallo empatou para os visitantes e não deixou a festa ser completa.

VISITA INTERNACIONAL
Em 18 de agosto de 1990, o estádio teve sua primeira visita internacional, quando o União São João recebeu a Universidad Guadalajara-MEX e empatou por 0 a 0.

Na história, a equipe ararense ainda enfrentaria o Fenerbahce-TUR (1x4, em 1995) e Sporting Cristal-PER (1x1, em 2003) em sua casa.

ENFIM, A ILUMINAÇÃO
Apesar de ser um dos melhores estádios do interior, faltava ao Hermínio Ometto a iluminação para receber jogos noturnos, algo que foi sanado em 1991. Em 12 de julho, a partida entre União São João e Palmeiras foi a primeira disputada a noite no estádio.

A curiosidade ficou por conta do goleiro Velloso, nascido em Araras e que defendeu a meta do Palmeiras. Ele, porém, viu Glauco marcar o gol da vitória do União São João, que tinha Roberto Carlos na lateral esquerda.

CASA DO TIMÃO E OUTROS CLUBES
Em 1996, o estádio serviu de casa para o Corinthians em um jogo do Campeonato Brasileiro. A adversária foi a Portuguesa, que seria vice-campeã e venceu a partida por 2 a 0.

Estádio Hermínio Ometto completa 32 anos de história (Foto: União Mania)
Estádio Hermínio Ometto completa 32 anos de história (Foto: União Mania)

Além do Corinthians, outras equipes que não eram de Araras utilizaram o Hermínio Ometto como ‘casa provisória’. Em um desses jogos, o Paulista eliminou o Palmeiras e se classificou para a final do Paulistão em 2004.

O time alviverde, porém, também teve motivo para comemorar no estádio ararense. Foi lá, que em 2009 conquistou o Paulista Sub-20 ao golear o Grêmio Barueri por 4 a 0.

No ano seguinte, foi a vez do mesmo local receber a final entre Palmeiras e Portuguesa, mas desta vez o título ficou com o adversário, que venceu por 2 a 1.

TÍTULOS DO UNIÃO
Em 1996, o estádio viu a maior conquista do seu dono. Com uma campanha memorável, o União São João encerrou a Série B do Campeonato Brasileiro diante da sua torcida.

O empate com o Náutico, no dia 8 de dezembro, selou a conquista do título. No mesmo dia, a equipe ainda ganhou o Campeonato Paulista Sub-20 no mesmo local.

QUEM É HERMÍNIO OMETTO
A pessoa que dá nome ao estádio de Araras foi influente na cidade. Nascido em Piracicaba, em 1914, mudou-se em virtude da compra da Fazenda São João pelo seu pai José, em 1935.

Nela, criou-se a Usina São João, a qual Hermínio passou a comandar após o falecimento de José. Em 1946, elege-se vereador e seis anos mais tarde torna-se prefeito.

Em 1953, funda a equipe da Usina São João, que se profissionaliza na década seguinte e disputa os torneios da FPF entre 1961 e 1964.

O time é refundado em 1981, mas com o nome de União São João. Cinco anos depois, porém, o patrono Hermínio Ometto acaba falecendo antes do clube obter suas grandes conquistas.