ESPECIAL CATEGORIAS DE BASE SP: Palmeiras e São Paulo dominam títulos estaduais

Os dois rivais fizeram quatro finais, onde o alviverde ficou com a taça do Sub 13 e Sub 17, enquanto o tricolor levou o Sub 11 e Sub 15

por Lucas Badan

Campinas, SP, 24 (AFI) – Assim como aconteceu nas duas últimas temporadas, o Palmeiras dominou boa parte das conquistas nas competições de base organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF). A única diferença, que dessa vez, o São Paulo chegou junto e também levou algumas taças, acirrando ainda mais a rivalidade entre as duas equipes nas categorias de formação.

Em 2018, os dois rivais fizeram quatro finais, onde o alviverde ficou com a taça do Sub 13 e 17, enquanto o tricolor levou o Sub 11 e Sub 15. Além disso, o Palmeiras ficou com o título do Sub 20, conquistado em cima do Corinthians e o São Paulo faturou o bi do Paulista Feminino Sub 17. Outro time que conquistou o segundo título seguido foi a Itapirense no Paulista Sub 20 – 2ª divisão.

Palmeiras e São Paulo dominam títulos nas categorias da base do Estado
Palmeiras e São Paulo dominam títulos nas categorias da base do Estado
PAULISTA SUB 11
O São Paulo acabou com a hegemonia do Palmeiras no Paulista Sub 11 - categoria inicial de competições oficiais da FPF. Isso porque após três títulos seguidos do time alviverde, o Tricolor conseguiu vencer o próprio alviverde na decisão. Após o jogo de ida terminar empatado sem gols, a equipe do Morumbi venceu o segundo duelo por 1 a 0, mesmo jogando fora de casa, para ficar com o título.

Na primeira fase, os dois times estiveram juntos no Grupo 05 e se classificaram nas duas primeiras colocações da chave, com o alviverde em primeiro com 33 e o São Paulo em segundo com 30. Na sequência, o Palmeiras passou por Inter de Limeira, Comercial e Corinthians. Já o Tricolor venceu Rio Claro, Audax e Santo André, antes de chegar a final e faturar a taça.

PAULISTA SUB 13
Diferente da temporada passada, o final foi feliz para o Palmeiras no Paulista Sub 13. Após perder o título para o Corinthians em 2017 por conta de um vacilo decisão, o alviverde fez uma campanha impecável para ficar com o título da categoria em 2018, vencendo o grande rival na base, São Paulo. Tanto que na final foram dois placares elásticos, 3 a 0 em pleno Estádio do Morumbi e 3 a 1 no Distrital do Inamar, em Diadema.

Não bastasse o título, o Palmeiras também conquistou um feito histórico, ser campeão de forma invicta com 19 vitórias e três empates em 22 jogos. Na fase semifinal, o alviverde venceu por duas vezes a 'zebra' Noroeste, enquanto o São Paulo fez dois grandes duelos e passar pelo Corinthians.

PAULISTA SUB 15
Pelo terceiro ano seguido, São Paulo e Palmeiras decidiram o Paulista Sub 15. Após o Tricolor levar a melhor em 2016 e o alviverde ficar com o título em 2017, a equipe do Morumbi conseguiu dar o 'troco' da temporada passada e levou o título para Cotia. Após empatarem o duelo de ida por 0 a 0, o São Paulo, mesmo jogando fora de casa, conseguiu levar a melhor no segundo jogo, vencendo por 2 a 1 para ficar com a taça.

Nessa categoria, o equilíbrio entre os quatro times tradicionais - Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians - ficou evidente. Tanto que todos eles chegaram às semifinais. Enquanto o alviverde bateu o Peixe, vencendo os dois jogos, o Tricolor passou pelo Corinthians, também com apenas resultados positivos.

PAULISTA SUB 17
O Paulista Sub 17 foi uma das poucas competições de base que não foram vencidas pelo Palmeiras na temporada passada, já que a Ponte Preta comandada pelos atacantes Jhon Kleber e Walisson, faturou o título inédito na oportunidade. Apesar disso, nessa temporada tudo foi diferente e o Palmeiras voltou a faturar o título da categoria, dessa vez vencendo o São Paulo na final.

Após fazer uma grande campanha, os meninos do alviverde atropelaram o Tricolor na final. No jogo de ida, disputado em pleno Estádio do Morumbi, o Palmeiras venceu por 3 a 1 e depois no Estádio Prefeito José Liberatti, também goleou por 3 a 0 para colocar de vez a mão na taça. Nas semifinais, o time do Arena Palestra havia passado pelo Novorizontino e o tricolor pelo Corinthians.

Os dois rivais fizeram quatro finais, onde o alviverde ficou com a taça do Sub 13 e Sub 17, enquanto o tricolor levou o Sub 11 e Sub 15
Os dois rivais fizeram quatro finais, onde o alviverde ficou com a taça do Sub 13 e Sub 17, enquanto o tricolor levou o Sub 11 e Sub 15
PAULISTA SUB 20 – 1ª DIVISÃO
Após sair da fila que durava oito anos sem conquistar títulos no Paulista Sub 20 na temporada passada, parece que o Palmeiras tomou gosto e nesse ano de 2018 conquistou o bicampeonato da categoria. Dessa vez, o adversário da final foi o Corinthians. Apesar de ter sido derrotado por 1 a 0 no jogo de ida, o alviverde venceu o segundo duelo por 4 a 2, em um grande jogo e ficou com o título.

Para chegar até a final, o Palmeiras teve que se livrar mais uma vez da sua 'pedra no sapato' a Ponte Preta - adversário na final do ano passado - dessa vez, eliminando o time campineiro nas semifinais. Por outro lado, o vice-campeão Corinthians, desbancou o forte time do São Paulo para ir à decisão, antes de ser derrotado pelo alviverde.

PAULISTA SUB 20 – 2ª DIVISÃO
Ao lado de Palmeiras e São Paulo, outro time que vem demonstrando força nas categorias de base é a Itapirense, ao levar pelo segundo ano seguido o título do Paulista Sub 20 - 2ª Divisão. A Vermelinha, como é chamada por sua torcida, fez a grande final contra o Elosport. Com duas vitórias por 1 a 0, a equipe de Itapira ficou novamente com a taça.

Para chegar à final, o Itapirense eliminou na o novato Muaá FC na semifinal com duas vitórias, enquanto o Elosport superou o Andradina. Em sua campanha, os itapirenses ficaram em primeiro no Grupo 04 e no mata-mata também passou por Taquaritinga e Mauaense.

PAULISTA FEMININO
Assim como na temporada passada, a disputada do Campeonato Paulista Feminino foi bastante acirrada. Com 13 equipes brigando pelo título, o Santos mostrou a sua força no futebol feminino e ficou com a taça, brigando até a final contra o Corinthians.

Favoritos, Peixe e Timão foram rivais desde a primeira fase, tanto que se classificaram juntos nas duas primeiras colocações do Grupo 2. O Corinthians ficou na liderança com 34 pontos e o Santos em segundo, com 26. Já na segunda etapa, dessa vez com um em cada grupo, ambos foram líderes em suas respectivas chaves e avançaram a semifinais.

No mata-mata, o Santos fez um tradicional duelo no futebol feminino contra o Rio Preto e levou a melhor, enquanto o Corinthians passou pelo Taubaté. Na grande final, após vencer o jogo de ida por 1 a 0, as Meninas da Vila suaram mas conseguiram o empate em 2 a 2, depois de sairem perdendo, para ficar com o título.

PAULISTA FEMININO SUB 17
Disputado pelo segundo ano seguido, o Paulista Feminino Sub 17 teve o mesmo vencedor da primeira edição. Assim como em 2017, o São Paulo foi dominante e faturou o título. Na grande final, as meninas do tricolor vencera o Osasco Audax, por 2 a 1 e 3 a 0 para coroar a campanha do bicampeonato da categoria.